Motores

Páginas: 17 (4159 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2014
Instituto Industrial 1º de Maio
Sistemas electricos Industriais
3º ano
Máquinas especiais

Introdução
Deste o início dos nossos estudos já falamos e vimos vários tipos de Maquinas e motores sendo de corrente alternada assim como de corrente contínua.
Com estes conhecimentos todos que já adquirimos anteriormente sobre os motores e geradores, iremos agora abordar os Motores eléctricosespeciais.
E notável que os motores para as nossas industrias não são motores quais queres, são motores que são feitos com as características necessárias para o seu funcionamento.
Também para a melhor escolha dos motores temos que ter em conta as vantagens e desvantagens! Poderemos observar ao longo do trabalho estes aspectos.
As máquinas eléctricas especiais que iremos aqui retratar são:
Motor aÍman permanente;
Motor de relutância variável;
Motores universais;
Motor passo-a-passo;
Motores lineares.
Motor de Íman permanente (PMAC)Existem vários tipos, sendo os mais conhecidos:
DC motores IP
AC motores IP
Os motores de passo
Antes de começarmos a falar de motores vamos primeiro perceber um pouco sobre íman permanente.
Um íman permanente é feito de aço imantado (ferro com altoteor de carbono), a fim de manter permanentemente seu poder magnético. Também é utilizado Alnico ou Ferrite em alguns casos. No entanto, uma forte descarga elétrica, um impacto de grande magnitude, ou uma aplicação de uma elevada quantidade de calor podem causar perda de força magnética do imã. Em altas temperaturas, os imãs permanentes perdem seu magnetismo temporariamente, readquirindo quando sãoresfriados.

Figura 1 – Curva B x H do íman
Os Motores de ímanes permanentes são Similares aos motores de relutância variável, porém o rotor é construído com íman permanentes, o que determina uma característica importante deste tipo, que é a de manter a última posição mesmo quando não energizado. O torque (binário) proveniente dessa característica é conhecido torque de detenção.
Os motores deímanes permanentes levam uma certa vantagem em relação aos motores de indução: por exemplo no termo de construção dos motores.
Num motor de indução de gaiola de esquilo, a corrente é induzida no rotor a partir do campo do estator, através do espaço de ar, e conduzida através de barras de alumínio (ou de outro material), que são mais frequentemente fundido nas ranhuras das lâminas do rotor. E nocaso de um motor de íman permanente, o próprio rotor já contém material magnético permanente, que pode ser montado na superfície da pilha de laminação do rotor ou incorporado dentro das laminações do rotor. Em qualquer topologia, a energia elétrica que produz o torque de rotação é fornecida através dos enrolamentos do estator.
Com os motores de íman permanente acabamos ganhando certos benefícioscomo:
Inerentemente mais eficiente, devido à eliminação de perdas de condutores do rotor, o enrolamento de baixa resistência e "embelezar" curva de eficiência. Devido a sua operação síncrona, motores PMAC oferecem controlo de velocidade mais preciso. Motores PMAC proporcionam maior densidade de potência devido ao fluxo magnético mais elevado, em comparação com as máquinas de indução. Finalmente,os motores de íman permanente geralmente funcionam mais frios, resultando em uma vida útil mais longa para os rolamentos e o isolamento.
A diferença mais óbvia é que o desempenho de um motor que PMAC gira à mesma velocidade que o campo magnético produzido pelos enrolamentos do estator, ou seja, é uma máquina síncrona. Se o campo é "rotativo" a 1800 rpm, o rotor gira à mesma velocidade. Um motorde indução, por outro lado, é considerada uma máquina assíncrona, como a sua velocidade de rotação é um pouco mais lenta do que a "velocidade" do campo magnético. Um motor assíncrono é dito ter "escorregamento" (a diferença entre a velocidade física do motor de, digamos, 1750 rpm, e a velocidade magnética seu estator de 1800 rpm) e o mais importante é que ele não poderia produzir torque sem que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Motores
  • Motor
  • Motores
  • motores
  • motores
  • Motores
  • Motor
  • motores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!