MOTORES A G S E RECUPERA O

Páginas: 3 (584 palavras) Publicado: 27 de julho de 2015
MOTORES A GÁS E RECUPERAÇÃO DE CA MELHOR EFICIÊNCIA EM COGERAÇÃOO2



Nos últimos anos, as empresas vêm adotando em escala ascendente Sistemas de Cogeração, visando redução de custos, eficiênciaindustrial e garantia contratual de resultados (potência instalada, preços e benefícios). Dentro desta visão, a busca da melhor eficiência destes sistemas torna-se indispensável. Esta eficiência estádiretamente relacionada com o binômio linha produtiva e necessidades termelétricas. Geralmente, a linha produtiva de um circuito primário de cogeração com motores a gás se inicia com a alimentação degás, em seguida, produz-se energia mecânica e térmica em forma de água quente e gases de exaustão, somando um total de 95% de energia que poderá ser aproveitada em diversos processos.

Um gerador(máquina síncrona) é acoplado no eixo do motor, transformando 95% da energia mecânica em elétrica. Os gases de escape passam por uma caldeira de recuperação de calor, onde conseguem rejeitar até 65% de suaenergia, produzindo vapor saturado, que será utilizado diretamente no processo, ou em chiller de absorção para produção de água gelada. No processo industrial, consegue-se rejeitar toda a energiacontida nas águas de arrefecimento. Desta forma, a eficiência global da Central de Cogeração fica em torno de 80%. Esta eficiência é relevante para o retorno do investimento, levando em consideração que sefosse geração em ciclo aberto só seria aproveitada 40% da energia do gás.

Uma das mais inovadoras soluções de cogeração que está surgindo no Brasil e que está sendo desenvolvido junto aosfabricantes de equipamentos há algum tempo é a recuperação de Gás Carbônico (CO2) a partir dos gases de escape dos motores a gás em cogeração. Sendo estes gases provenientes de queima Lean-burn (queima magra),ou seja com excesso de ar ( l > 1 ).

Os sistemas convencionais de recuperação de CO2 exigem que os gases queimados tenham no máximo 0,5% de O2, pois a solução absorvedora utilizada a "MEA" se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • G s
  • TURBINA A G S
  • G S Natural Geografia
  • Turbinas a g s
  • O G S EXERCE PRESS O
  • G s natural
  • G. res. s
  • Origem Do G S

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!