Tudo Come Ou H V Rias D Cadas

Páginas: 2 (289 palavras) Publicado: 27 de julho de 2015
Tudo começou há várias décadas, quando se descobriu que as paredes do estômago e do intestino hospedam uma rede de neurônios com uma complexidade de causar inveja a qualquermedula espinhal.
O paladar ou gustação é um dos cinco sentidos. É a capacidade de reconhecer os gostos de substâncias colocadas sobre a língua. Na língua, existem as papilasgustativas que reconhecem substâncias do gosto e enviam a informação ao cérebro. Mas o tecto da boca (opalato) também é sensível aos gostos. Existem cinco sabores bem aceitos: o amargo,o ácido, o salgado, o doce e o umami1 , e há o debate se também há os sabores de ácidos graxos2 e cálcio3 .
A língua também possui terminações nervosas livres que, quando em contato comsubstâncias como a capsaicina, percebem os compostos químicos. Ao conjunto das sensações de gosto e aroma dá-se o nome de sabor. É por isso que, quando estamos resfriados, a comidanos parece sem sabor, embora o seu paladar continue presente. As substâncias do gosto se ligam (aminoácidos e adoçantes) ou penetram (íon hidrogênio e íon sódio) na célulasensorial desencadeando um processo que resulta na liberação de neurotransmissores. Os padrões de sinais gerados e transmitidos até o cérebro a partir da liberação dessesneurotransmissores permitem a identificação do tipo de gosto.
Os receptores envolvidos neste sentido são células que se agrupam nas chamadas papilas gustativas. Assim papilas gustativas se espalhamem concentrações diferentes por toda a língua, e estão presentes, ainda que em menor número, até no céu da boca, garganta,esôfago e nariz; suas concentrações variamconsideravelmente de indivíduo para indivíduo4 . Isso significa que, ao contrário da lenda popular, a língua percebe sabores diferentes de forma razoavelmente igual por toda a sua extensão.5
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Alarde Come Ou A D Cada De 90
  • Tudo Come A
  • H v rias ferramentas propostas com o objetivo de auxiliar o projetista nessa tarefa
  • Um minuto para mim nos d v rias li es para levarmos para nossa vida
  • QUANDO TUDO COME A RELATORIO
  • Hist Ria Come Andooooo
  • D CADA 90
  • A D Cada De 80

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!