Motor combust o interna3

1149 palavras 5 páginas
Centro Universitário Do Leste De Minas Gerais/Unileste Curso De Engenharia Mecânica

SINCRONISMO DE VÁLVULAS E PISTÕES

Alunos: Diego Madrona Barbosa Dias, Edmilson ferreira da silva, Marcos Chiaradia, Waltair Benvindo Stofel Neto.

Professor: Detoni.

CORONEL FABRICIANO, 2° SEMESTRE DE 2014.

SUMÁRIO
1. Sincronismo de válvulas e pistões 3
1.1. Objetivo 4
2. Materiais e Metodologia 5
2.1. Inspeção de ferramentas 5
2.2. Capa da correia dentada 5
2.3. Tensor da correia dentada 6
2.4. Coroa dentada do comando 6
2.5. Correia dentada 7
2.6. Cabeçote 7
3. Resultados 8
Conclusão 9
Referências 10

1. Sincronismo de válvulas e pistões

Para um ideal funcionamento de um motor é indispensável que o sincronismo de válvulas e pistões seja perfeito. No momento exato em que a válvula de admissão deverá se abrir é quando o pistão que acaba de realizar a descarga eliminando os gases queimados começa a descer admitindo a mistura ar combustível realizando o 1º tempo, esta mesma válvula deve se fechar para que o pistão que desceu suba comprimindo o ar-combustível realizando o 2º tempo, neste exato momento a centelha é disparada ocorrendo assim a explosão jogando o pistão pra baixo realizando o 3º tempo, para que ocorra o 4º tempo a válvula de descarga deve ficar aberta para que o pistão suba novamente expulsando os gases.
Tudo isso é possível graças ao uso de um mecanismo onde estão conjugados os seguintes elementos: eixo de cames, correia dentada ou corrente de comando e uma engrenagem montada no eixo manivela na ponta contrária do volante do motor. (fig. 1)

Fig. 1: sistema de sincronismo de válvulas e pistões. Há outro tipo de configuração diferente no caso dos motores com o eixo de comando acionado por engrenagens.

1.1. Objetivo

Reconhecer e compreender as funções básicas e a importância do sincronismo de válvulas e pistões realizando a desmontagem e montagem do mesmo.

2. Materiais e Metodologia

Para o processo de desmontagem do sistema de sincronismo de

Relacionados