Motivacao 3.0

Páginas: 12 (2850 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Comentários motivados pela leitura do livro Motivação 3.0 de Daniel Pink
Se você tem uma equipe para supervisionar, vai gostar bastante do livro Motivação 3.0: Os novos fatores motivacionais para a realização de Daniel Pink (link afiliado), que já comentei rapidamente em um vídeo de uma animação da RSA Animate. O motivo de gostar tanto desse livro é que ele apresenta elementos que não são muitoóbvios sobre o tema de motivação no trabalho.

Para nós, o óbvio seria separar motivação intrínseca, aquela baseada em valores internos, da motivação extrínseca, aquela baseada em recompensas exteriores. Daniel Pink desconstrói de forma satisfatória essas duas obviedades, que terminamos o livro denominando de mitos.
O autor realiza um ótimo trabalho nesse livro. Ele conta como aquilo que agente imagina ser elemento motivacional (como por exemplo o pagamento em dinheiro) nem sempre é o que faz as pessoas ficarem interessadas por uma atividade. E, inclusive, o dinheiro pode até mesmo contribuir para afastar e alienar as pessoas.
Segundo a teoria de Daniel Pink, recompensas como aumentos de salário, bônus, comissões, títulos pomposos ou a sala maior do escritório, possuem um efeitotemporário. É parecido com a cafeína e o chocolate que deixam a gente elétrico por um curto período de tempo. Depois que o efeito passa, a motivação para as pessoas continuarem acaba até diminuindo, e elas querem mais e mais em uma constante insatisfação.
O autor diz que isso acontece pelo fato de a gente ter a tendência a sempre buscar algo novo e permanecer em movimento.
Imaginei algo como aexperiência de jogar um videogame bacana: se for muito fácil, não tem graça. Se for muito difícil, deixa a gente irritado. O videogame bacana é aquele que vai apresentando desafios cada vez mais interessantes conforme passa o tempo.
Já jogou Angry Birds? No começo, é bem simples, e a gente tem muita dificuldade em simplesmente jogar o passarinho vermelho no alvo. E conforme passam as fases, precisamosde cada vez mais estratégia e pontaria. Por isso é viciante: é um game que promove um constante aprendizado.
Agora, tiremos os elementos de diversão e de constante desafio do Angry Birds. Pense em fases sempre parecidas, mudando apenas a cor do cenário, porém complexidade constante.
Aparece alguém que te diz: vou te pagar cinquenta reais para cada dia de jogo. Você vai achar bacana, né? Imaginesó, ganhar dinheiro para jogar um joguinho. Mas, conforme vai passando o tempo, aquele ânimo sobre o dinheiro representa algo cada vez menor, o jogo fica cada vez mais insuportável. Virou obrigação. E mal paga por sinal.
Existe a possibilidade de retomarmos o elemento diversão do Angry Birds? Daniel Pink nos mostra alguns caminhos. Fiz um arranjo muito particular a partir da leitura do texto.
Oque é motivação 3.0?
Antes de pensar em motivação 3.0, primeiro vamos falar sobre a motivação 2.0, aquela em que a gente acreditou por muitos anos: para aumentar a produtividade e engajamento, basta recompensar as boas ações e punir as más ações. É como colocar a cenoura pendurada numa vara de pescar na frente do burro, e manter um chicote na outra mão.É basicamente o fundamento da nossaeconomia até então, na análise do autor.

Vou oferecer um exemplo. Vamos pensar na Enciclopédia Barsa. Eles precisam de times enormes de editores e especialistas para ter um material de qualidade. Dizer para as pessoas que voluntários esparramados ao redor do mundo poderiam se unir e preparar uma enciclopédia ainda melhor, mais completa e de graça seria uma heresia há algum tempo. Até que a Wikipediamostrou que existe algo além desse pensamento básico de incentivos e punições. A coisa é um pouquinho mais complexa.
Uma importante parte da equação esquecida na motivação 2.0 é o prazer, a motivação intrínseca de fazer algo criativo, de fazer a coisa certa, de contribuir, de ajudar, de se divertir, de aprender. É o que motiva pessoas a resolver quebra-cabeças, a jogar vídeogames por horas....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Motivação 3.0
  • Marketing 3.0
  • consumidor 3.0
  • Marketing 3.0
  • Web 3.0
  • marketing 3.0
  • Web 3.0
  • Web 3.0

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!