Motivação nas organizações

Páginas: 13 (3100 palavras) Publicado: 3 de abril de 2013
Sumário


1. Resumo______________________________________________________ 04
2. Introdução____________________________________________________ 05
3. Metodologia___________________________________________________ 06
4. Motivação nas Organizações_____________________________________ 06
5.Considerações Finais ___________________________________________12
6. Referências Bibliográficas_______________________________________ 14













Motivação nas organizações


BrunaCaroline Rodrigues
Carla Alves do Prado
Michelli Gatto



1. RESUMO


A motivação humana é o processo responsável pelo comportamento dos colaboradores na organização, ela é de suma importância, pois faz com que o individuo se sinta satisfeito no seu ambiente de trabalho, sendo o ambienteinterno um dos principais vetores para a motivação, pois o indivíduo necessita tê-lo em boas condições para que possa realizar suas atividades da melhor forma possível. A motivação é provocada por diversos motivos e vêm das infinitas necessidades das pessoas. Quando os seres humanos estão motivados, eles possuem comportamentos positivos o que resulta em maior eficiência e quando não está motivado podeacarretar em conflitos. O presente artigo foi desenvolvido por meio de pesquisas bibliográficas e tem por objetivo mostrar a importância da motivação para a organização, uma vez que ela pode interferir no desempenho do colaborador.

Palavras Chave: Motivação, colaborador, empresa.



2. IntroduçãoO comportamento dos colaboradores dentro das organizações é muito complexo e depende de fatores externos e internos, porém os fatores internos envolvem a personalidade dos colaboradores a relação inter-social, o poder, enfim tudo o que está relacionado com as atitudes e sentimentos das pessoas envolvidas. Assim dentro dos fatores internos que influenciam o comportamento humano, amotivação ou ciclo motivacional é um fator, entre muitos, um dos que mais necessita de atenção dentro das organizações nos dias atuais.
Para maior compreensão comportamental dos indivíduos dentro do seu ambiente de trabalho o presente trabalho, fará uma explanação sobre a motivação, seus ciclos e sua influência na sociedade. O estudo da motivação explica os motivos que influenciam odesempenho do pessoal no local de trabalho.
Baseado nas teorias comportamentais, e nos estudos de CHIAVENATO, é visto que a motivação é um processo fundamental do comportamento que afeta o desempenho do individuo e da organização. A motivação das pessoas esta ligada basicamente a três variáveis: a causa, a necessidade e o objetivo, pois a motivação é o ato de satisfazer as necessidades edesejos dos trabalhadores nas organizações, variando de pessoa para pessoa, pois alguns desejam status, poder, enquanto outros querem apenas satisfazer as suas necessidades fisiológicas, de segurança ou sociais.
Ainda em seqüência as descobertas de MASLOW, pode-se identificar que a motivação humana é composta por ciclos, onde nem sempre as necessidades são satisfeitas, podendo serfrustradas. Dentro do ciclo motivacional quando uma necessidade ou desejo não é satisfeito o individuo tende a liberar essa insatisfação com comportamento emocional negativo ou com comportamento físico.
Essas necessidades e desejos também variam com o passar do tempo num mesmo trabalhador, porém uma vez satisfeitas essas necessidades e desejos o resultado do processo dentro da organização...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A motivação nas organizações
  • Motivação nas Organizações
  • motivação nas organizações
  • A motivação nas organizações
  • Motivação nas organizações
  • Motivação nas organizações
  • Motivação nas organizações
  • Motivação nas organizações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!