Monteiro, maria iolanda, histórias de vida, saberes e práticas de alfabetizadoras bem sucedidas, doutorado, 238p, 2006.

422 palavras 2 páginas
Práticas Iniciais do Ano Letivo. Capitulo 3.1 ( Pág.162-165)
Monteiro,Maria Iolanda,Histórias de vida, saberes e práticas de alfabetizadoras bem sucedidas, DOUTORADO, 238p,2006.
O trabalho da autora fala do cotidiano escolar e das praticas inciais do ano letivo, tais como caracterizar os primeiros contatos da professora com os alunos e o início da escolarização, que podem ser identificados nas práticas expressivas que se relacionam direta ou indiretamente com o processo de alfabetização. (p 162)
O presente capítulo baseia-se no mais importante que são os primeiros contatos aluno/ professor, que, se não bem estruturado pode haver conseqüências negativas, dai a importancia do entrosamento logo no primeiro contato, que futuramente se tornam mais frequentes durante o ano letivo (Monteiro, 2002ª, p 21-22).
“Conduzia os alunos, desde o início do ano letivo, a certas práticas de ensino, que se estendiam até o final do período escolar; consequentemente para organização mental da sequencia de fatos e linguagem escrita”. (p. 163)
A preocupação com o aluno em casa e na escola é o gerador de respostas, desde a preparação da mochila e uniforme; reforçando assim a importancia da vida escolar e das suas responsabilidades como educando.
“Na tentativa de caracterizar a escola e a dinâmica das aulas a descrição das práticas ilustra a dinâmica dos trabalhos”. (p. 164)
De uma forma dinâmica, e até mesmo lúdica uma das educadoras descritas no capítulo ajuda que os alunos se adaptem ao ambiente escolar com mais facilidade, como com o uso de cantigas.
“Refletindo a respeito dessas manifestações, percebe-se o desenvolvimento da linguagem oral, a espontaneidade e autonomia que são muito importância para o processo de alfabetização”. (p.165)
A autora mostra de forma direta que a preocupação não só com a vida escolar mas também familiar são indispensáveis para a evolução do processo de aprendizagem.
Neste capítulo a autora preocupa-se em mostrar que a profissional que importa-se

Relacionados