mono

Páginas: 14 (3457 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2014
1 INTRODUÇÃO

Com o avanço tecnológico, mudanças também ocorrem nas empresas, levando-as a um desenvolvimento administrativo constante e a busca de soluções para os problemas que surgem decorrentes dessa evolução, exige novos padrões de comportamento. A rigidez, o poder autoritário, cede lugar a uma posição mais participativa, com responsabilidades divididas entre todos,gerando um trabalho mais eficaz e tornando o relacionamento mais flexível, com interação entre os vários níveis hierárquicos. São exigidos de todos os integrantes de uma empresa a ampliação dos seus conhecimentos, assim como de suas habilidades pessoais.
O especialista em determinadas tarefas está sendo substituído por aquele com visão abrangente, que saiba trabalhar em equipe, conhecendo atotalidade dos projetos da empresa.
O profissional de secretariado acompanha esse processo de mudança organizacional, adaptando-se às multifunções exigidas para se encaixar no perfil da organização (CÍNTIA, 2009).
São exigidos desse novo profissional conhecimentos e habilidades em áreas diversificadas como Administração, Economia, Contabilidade, Finanças, Marketing,Matemática Financeira, Legislação, Recursos Humanos, domínio da Língua Portuguesa, domínio dos idiomas Inglês e Espanhol (PILASTRI, 2009).
De acordo com Azevedo e Costa (2004) este profissional deve estar comprometido com a empresa e consigo mesmo e não ter medo de assumir novas responsabilidades que lhes venham a ser delegado, o que irá proporcionar não apenas o crescimento profissional, comotambém o crescimento pessoal.
O mercado atual busca profissionais com competência para:
Assessoramento – capacidade para atuar junto aos centros de decisão.
Gestão – com conhecimento das funções gerenciais.
Empreendedorismo – capacidade reflexiva e criativa, promovendo práticas inovadoras.
Segundo a Revista Eletrônica Eficiência (2010), o secretário executivo utiliza, alémdas técnicas secretariais ferramentas de motivação, liderança, comunicação, gestão dentre outras para o desempenho de suas funções. A seguir, algumas habilidades que as organizações procuram atualmente:
Motivação - Uma das técnicas gerenciais muito presente no dia a dia de um (a) secretário (a), pois, sendo essa um elo entre a alta hierarquia e demais clientes internos, a motivação deve ser a basepara uma atuação adequada e harmoniosa.
Liderança - A liderança é mais uma das técnicas gerenciais. A secretária precisa conhecê-la para poder auxiliar seu gerente a praticá-la no dia-a-dia. Observamos hoje que essa habilidade faz parte do contexto pessoal e profissional de um Secretário Executivo. O líder é alguém que sabe o que precisa ser feito e como conseguir que seu pessoal execute astarefas, permanecendo motivados, em constante harmonia. O líder compartilha, delega, mas não “manda”, por isso, sua postura diante dos funcionários já é sempre positiva.
Comunicação - A comunicação é um tributo essencial da atividade humana. Dele dependem os entendimentos social, familiar e profissional. O êxito da empresa, da gerência, da Secretária, depende, essencialmente, da habilidade dosindivíduos se comunicarem. A comunicação deve ser clara, objetiva e flexibilizada de acordo com a cultura de cada funcionário, pois, para se concretizar uma comunicação é necessário que a mensagem enviada seja plenamente entendida e recebida pelo interessado.

Administração Do Tempo - A administração do tempo é nada mais, nada menos, que se planejar e organizar sua rotina diária, a fim de que otrabalho seja desenvolvido, sem afetar sua qualidade de vida, tanto pessoal, quanto profissional. Saber organizar-se utilizando o tempo de forma adequada e “eficaz” é um desafio que para muitos gerentes tem sido o objetivo prioritário nas organizações, que inclusive, dedicam por livre e espontânea vontade, várias horas em treinamento especializado no assunto, mesmo que as organizações não tenham...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mono
  • Mono
  • mono
  • MONO
  • mono
  • Mono
  • mono
  • mono

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!