mofologia de sementes

Páginas: 7 (1590 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Morfoanatomia
As características morfoanatomicas é uma importante ferramenta para ser utilizadas em estudos taxonômicos, auxilia nas interpretações de testes de germinação (Botelho et al., 2000).
As características internas e externa das sementes tem importância na interpretação em testes de germinação, por conta da segurança apresentadas na taxonomia para identificação de plantas atreves desuas estruturas (Costa et al. 2010).
O tamanho das sementes, compreendido pelo comprimento, largura e espessura, em variadas espécies, indica a qualidade fisiológica das sementes. Desde que esteja classificadas em um mesmo lote, sementes de menor tamanho apresentam valores de germinação mais baixo, e vigor reduzido também quando comparadas as de tamanhos medianos e grande (Biruel et al. 2010).De maneira as sementes menores tendem a germinarem mais rapidamente que as de tamanhos medianos e grande, porém as sementes maiores dão origem a plântulas com maior tamanho e massa (Vanzolini e Nakagawa 2007).
O tamanho da semente e sua interferência na qualidade fisiológica de sementes tem se tornado alvo de pesquisas com intensidade relevante em espécies agrícolas com intuito de entender oprocesso de germinação das mesmas (MARTINELLI-SENEME et al., 2001). Já nas espécies florestais pouco se estuda sobre esse aspecto no Brasil que apresenta grande diversidade de plantas florestais (Biruel et al. 2010).
O tamanho da semente teve influência no número de folhas em mudas de jaqueira (Artocarpus heterophyllus Lam.), sendo que as sementes classificadas como extragrandes apresentou maiornúmero de folhas e comprimento da parte aérea por conta da maior massa gerando plantas mais vigorosas (Silva et al. 2010).
Algumas sementes de espécies florestais apresentam embrião imaturo ou rudimentar, estas apresentam dificuldades germinarem em condições favoráveis no ambiente, sendo necessário passar pelo processo de estratificação para que complete seu desenvolvimento (FOWLER et al, 2000). Assementes apresentam todas estrutura morfológica, entretanto, o embrião encontra-se imaturo fisiologicamente (Leão et al. 2012). Este comportamento pode ser atribuído ao fato de algumas espécies de plantas apresentam maturação desuniforme de frutos e sementes (marcos Filho, 2005).
Em determinadas espécies, as sementes não expressam seu potencial germinativo em função dos tecidos que as envolvempromovendo um impedimento mecânico que podem causar impedimento à germinação dificultando o processo de multiplicação de algumas espécies sendo necessário em determinadas situações o processo de superação da dormência por intervenção humana (Souza et al. 2012).
O tegumento especificamente testa impermeável, impedi a passagem de água, solutos e/ou gases, Esse impedimento pode ser atribuído à presençade uma serosidade ou na forma como tecido paliçádico esteja arranjado, tais características comumente encontradas em Malvaceae (Camara et al. 2009).
Estudando germinação de sementes verificou que o espessamento do endocarpo em espécies como a taperebá (Spondias mombin L.), conferi impedimento mecânica ao desenvolvimento do embrião no decorrer da germinação, o que pode levar a inferência de queestas tenho baixo poder germinativo (Azevedo et al, 2004).
Em determinadas espécies as sementes se diferem por meio da coloração do tegumentar, esta heteromorfia, observada facilmente nas famílias Fabaceae, Euphorbiaceae, e esta ligada a qualidade fisiológica das sementes, a diferença na coloração do tegumento pode estar associada ao estádio de maturação, sendo um índice morfológico visual queindique a maturidade fisiológica podendo contribuir na interpretação de processos de germinação das sementes (CASTELLANI et al., 2007).
Durante o processo de maturação das sementes a uma tendência na redução do teor de clorofila no tegumento. A qualidade da semente é influenciada pelo teor de clorofila no revestimento, sendo que a qualidade é inversamente proporcional a clorofila em sementes de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sementes
  • sementes
  • semente
  • SEMENTES
  • SEMENTES
  • sementes
  • sementes
  • sementes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!