MOEDA DE SAL E A CIRCULAÇÃO DAS MERCADORIAS ENTRE OS BARUYA DA NOVA GUINÉ - MAURICE GODELIER

494 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA

MOEDA DE SAL E A CIRCULAÇÃO DAS MERCADORIAS ENTRE OS BARUYA DA NOVA GUINÉ - MAURICE GODELIER

Aluna: Bárbara Sofia Félix Duarte
Disciplina: Teoria Antropológica II
Professor: Peter Schröder

Recife, 30 de maio de 2014.
O texto “Moeda de sal” e a circulação das mercadorias entre os Baruya da Nova Guiné integra o que poderíamos chamar de Antropologia Econômica. Godelier, em seu artigo, buscou compreender a dimensão sócio-econômica das sociedades tribais e das sociedades agrícolas.
O relato etnográfico dos Baruya possibilita reflexão a cerca do modelo econômico caracterizado pelas várias formas de produção, distribuição e troca de bens vivenciados pelo grupo e por outras tribos aos quais se relacionam. Além das noções de necessidade e subsistência, as relações existentes entre parentesco e produção.
Inicialmente, Godelier estabelece alguns elementos analíticos, por meio de relatos etnográficos e reflexões teóricas. Fundamentalmente caracteriza o processo de produção do sal, evidenciando o ambiente em que a prática se desenvolve. Desta maneira, a evidencia da dominação masculina identifica singularidades relativas à função dos indivíduos neste processo, homens e mulher participam distintamente.
Sendo assim, reconhece no fenômeno a divisão do trabalho social, conceito marxista relativo ao modelo econômico capitalista, identificando também como as relações de parentesco influenciam no funcionamento do sistema.
Além disto, percebe que a produção não se dá apenas para fins de subsistência. O autor identifica a necessidade de satisfação de expressão simbólica de suas relações sociais, onde a troca representaria um elemento estratégico na estrutura de sua sociedade. Dentro deste conjunto econômico, é possível identificar uma hierarquia dos indivíduos, observando-se o caráter valorativo adquirido pelo domínio da técnica. Esses indivíduos

Relacionados