MODELOTRABALHOUNA

2054 palavras 9 páginas
trabalho interdiscilinar dirigido Ii
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA –Campus Linha Verde

dispositivo de proteção diferencial- residual (DR): Medida adicional de segurança
CURSO:Engenharia Civil PROFESSOR ORIENTADOR:

AUTORES: SOBRENOME, Nome.

1. Resumo
O presente artigo abordará o sistema de proteção da instalação elétrica residencial, com ênfase em dispositivos de proteção diferencial- residual (DR) na área de construção civil. Utilizando conceitos de normatização através danorma que rege as Instalações Elétricas de Baixa Tensão, a NBR 5410 da ABNT.
O DR tem a função de proteger pessoas, animais e patrimônios contra fuga de corrente,pois, essa provoca riscos aspessoas, aumento de consumo de energia, aquecimento indevido, destruição da isolação, podendo até ocasionar incêndios (SIEMENS,2009).

2. Introdução
Nos últimos anos, houve uma crescente preocupação com a segurança na construção civil, no que se diz respeito ao uso dos equipamentos de proteção individual (EPI) e os equipamentos de proteção coletiva ( EPC). Porém, tem sido dada pouca atenção aos riscos potenciais provenientes do uso de equipamentos elétricos e daspróprias instalações elétricas, os quais muitas vezes não possuem um sistema de aterramento eficiente e localizam-se fisicamente próximasa tubulações de água, esgoto e gás.
De acordo com a norma NBR 5410, o uso do dispositivo de proteção DR de alta sensibilidade (≤ 30 mA) é obrigatório desde 1997em circuitos de banheiros, tomadas externas, tomadas de cozinha, lavanderia, garagens e assemelhados. Assim, todosos engenheiros projetistas, instaladores, construtoras e eletricistas devem prever asua utilização em instalações elétricas residenciais e comerciais a partir desta data. O presente artigo irá retratar o uso e funcionamento do dispositivo DR, que é uma medida adicional de segurança. 3.Objetivo
Considerando um sistema de proteção elétrica, o DR foi constituído para medir permanentemente a soma vetorial das correntes

Relacionados

  • MODELOTRABALHOUNA
    3051 palavras | 13 páginas