Modelos de ligações químicas

Páginas: 4 (788 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
1. Faça uma pesquisa listando, cronologicamente, os modelos atômicos e suas respectivas características.
Modelo de Dalton (bola de bilhar) - 1803
Para John Dalton, a teoria de Leucipo e Demócritoera bastante coerente. Segundo este modelo, os átomos eram as menores partículas possíveis, assumiam formas esféricas e possuíam massa semelhante caso fossem correspondentes ao mesmo elementoquímico.
Modelo de Thomson (pudim de passas) – 1897
Através da descoberta do elétron (partícula constituinte do átomo com carga elétrica negativa), o modelo de Dalton ficou defasado. Assim, com os estudosde Thomson, um novo modelo foi idealizado.
De acordo com este novo modelo, o átomo era uma esfera maciça de carga elétrica positiva incrustada com elétrons. Tornando-se assim eletricamente neutro.Modelo Atômico de Rutherford – 1911
Diante das observações com o experimento da lamina de ouro, Rutherford concluiu que a lâmina de ouro seria constituída por átomos formados com um núcleo muitopequeno carregado positivamente (no centro do átomo) e muito denso, rodeado por uma região comparativamente grande onde estariam os elétrons.
Nesse contexto, surge ainda a ideia de que os elétrons estariamem movimentos circulares ao redor do núcleo, uma vez que se estivesse parados, acabariam por se chocar com o núcleo, positivo.
O pesquisador acreditava que o átomo seria de 10000 a 100000 vezesmaior que seu núcleo.

Modelo Atômico Rutherford-Bohr
Os elétrons descrevem, ao redor do núcleo, órbitas circulares com energia fixa e determinada. Sendo denominadas órbitas estacionárias;
Durante omovimento nas órbitas estacionárias, os elétrons não emitem energia espontaneamente;
Quando um elétron recebe energia suficiente do meio externo, realiza um salto quântico: migra entre dois orbitais.E, como tende a voltar ao orbital inicial, a energia recebida é emitida na mesma quantidade para o meio. Sendo essa energia (recebida e emitida) a diferença energética entre os dois orbitais.
2....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ligaçoes quimicas
  • Ligações Químicas
  • Ligações químicas
  • ligações quimicas
  • Ligações químicas-as ligações covalentes
  • ligacoes quimicas
  • ligacoes quimicas
  • Ligaçoes quimicas.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!