Modelos Classicos Da An Lise E Compreens O Da Sociedade E Das Institui Es Sociais Pol Ticas Semana 8

716 palavras 3 páginas
FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS - CCJ0001
Título
Modelos clássicos da análise e compreensão da sociedade e das instituições sociais e políticas Descrição
Questão discursiva:
Leia atentamente os fragmentos de textos expostos abaixo e responda as questões propostas, com base na teoria sociológica de Émile Durkheim.
Uganda debate lei que pune gays com morte (Folha de São Paulo, 16/03/2010)
Para a mãe que não delatar o filho gay à polícia, três anos de prisão. Para o jornalista que incluir em sua reportagem uma menção, ainda que tênue, a um casal formado por dois homens ou duas mulheres, sete anos de cadeia. Para a pessoa que tiver uma relação, mesmo que consensual, com um cadeirante do mesmo sexo, pena de morte.
Essas são algumas das implicações de um projeto de lei nos estágios finais de tramitação no Parlamento de Uganda (África central), hoje o símbolo mais visível de um fenômeno continental: por toda a África, fecha-se o cerco aos homossexuais.
Seu autor é o deputado David Bahati, do partido governista, o Movimento de Resistência
Nacional, que tem 211 dos 258 membros do Parlamento unicameral (81%). Antes de apresentar o projeto, no final do ano passado, ele reuniu-se com o gabinete, comandado pelo presidente Yoweri Museveni, e recebeu o sinal verde.
A expectativa de Bahati é que a matéria seja votada ainda no primeiro semestre. Para virar lei, precisará ser sancionada por Museveni.(...).
O presidente estava disposto a aprovar a lei em seu formato original, mas passou a receber intensa pressão internacional. No mês passado, o presidente dos EUA, Barack
Obama, chamou a iniciativa de "odiosa". A secretária de Estado Hillary Clinton ligou para Museveni para alertá-lo de que a ajuda financeira americana a Uganda pode ser cortada. "O presidente foi surpreendido com a reação internacional, sobretudo porque as pessoas não entendem os fortes sentimentos em Uganda com relação à homossexualidade. Devido à condenação mundial, o governo estuda apresentar emenda ao projeto

Relacionados

  • Energia eletrica
    75189 palavras | 301 páginas
  • Acordão
    151337 palavras | 606 páginas