NATHALIA LIMA BORGES Filosofia E Uma Nova Vis O Do Mundo Ci Ncias Humanas E Sociais

979 palavras 4 páginas
Estude nossa web aula 01 e envie as respostas das questões abaixo, pelo Aprender, até a data prevista para entrega.
QUESTÕES

1. A partir da definição de Chaui, diga por que a Filosofia é importante ao ser humano.

R: Marilena Chauí entende a Filosofia como uma forma de conhecimento que busca o ser racional e verdadeiro, “com a origem, a forma e o conteúdo dos valores éticos, políticos, artísticos e culturais”; reflete sobre as transformações históricas dos conceitos humanos, das ideias e dos valores das sociedades; ou seja, as situações que envolvem o homem contemporâneo na sua totalidade. A Filosofia objetiva entender situações, comportamentos, sentimentos, atitudes humanas, repensa nossas certezas e incertezas, diante das mudanças impostas pela realidade.

2. Fale sobre o início da Filosofia.

R: o início da filosofia se deu na Grécia, no momento da passagem do mito ou pensamento mitológico, para a razão (logos), ou a especulação racional, por volta do século VI a.C..

3. Em que consistia a filosofia pré-socrática? Suas ideias permanecem hoje? Comente.

R: Pré-socráticos são os filósofos anteriores a Sócrates que viveram na Grécia por volta do século VI a.C., considerados os criadores da filosofia ocidental. Essa fase, que corresponde à época de formação da civilização helênica, se caracteriza pela preocupação com a natureza e o cosmo. Ela inaugura uma mentalidade baseada na razão e não mais no sobrenatural e na tradição mítica. As escolas jônicas, eleática, atomista e pitagórica são as principais do período.
Este permanece até hoje a ser uma ferramenta comumente utilizada numa ampla gama de discussões, e consiste de um tipo peculiar de pedagogia no qual uma série de questões é feita, não apenas para obter respostas específicas, mas para encorajar também uma compreensão clara e fundamental do assunto sendo discutido.

4. A Filosofia pode ser dividida em três períodos. Indique-os.

R: 1º)PRÉ-SOCRÁTICO: pensamento que buscava uma resposta para as

Relacionados