Modelos atomicos

Páginas: 13 (3112 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2012
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, E TECNOLOGIA DO AMAZONAS

EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS

MANAUS-AM
JULHO, 2010
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS

AUTORES: JOSÉ ADALBERTO DE SOUZA JÚNIOR
KAREN ANDREZA DA SILVA XAVIER

EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS

TRABALHO SOLICITADO PELA PROFESSORA: DORIAN LESCA, PARA OBTENÇÃO DE NOTA PARA A SEGUNDA ETAPA.MANAUS-AM
JULHO, 2010
Introdução

Por volta de 2.450 de anos atrás (450 anos a. C.), o Homem já começava a tentar explicar a constituição da matéria. Essa tentativa era realizada pelos filósofos da Antigüidade, que usavam apenas o pensamento filosófico para fundamentar seus modelos e não utilizavam métodos experimentais para tentar explicá-los.
A evolução dos modelos atômicos se deu por algunspostulados (filósofos da Antigüidade), que vigoravam até certo tempo, pois eram "quebrados" (substituídos) por modelos baseados em métodos experimentais, que eram mais aceitos, e ainda, estes também eram substituídos por outros modelos mais aceitos. Em outras palavras e generalizando, toda teoria tem o seu período de desenvolvimento gradativo, após o qual poderá sofrer rápido declínio. Quase todoavanço da ciência surge de uma crise da velha teoria, através de um esforço para encontrar uma saída das dificuldades criadas.
Hoje, o modelo atômico que "está em vigor" é o Modelo da Mecânica Quântica ou da Mecânica Ondulatória (Modelo Orbital).

1. Atomismo clássico
Na antiguidade acreditava-se que dividindo a matéria em pedaços cada vez menores, chegaria-se num ponto onde partículas,cada vez menores, seriam invisíveis ao olho humano e, segundo alguns pensadores, indivisíveis. Graças a essa propriedade, receberam o nome de átomos, termo que significa indivisíveis, em grego. Foi quando surgiu entre os filósofos gregos o termo atomismo.
Parmênides propôs a teoria da unidade e imutabilidade do ser, esta, estava em constante mutação através dos postulados de Heráclito.
O atomismofoi a teoria cujas intuições mais se aproximaram das modernas concepções científicas sobre o modelo atômico.
No século V a.C. (450 a.C.) Leucipo de Mileto juntamente a seu discípulo Demócrito de Abdera, (400 a.C.), considerado o pai do atomismo grego, discorreram sobre a natureza da matéria de forma elegante e precisa.
Demócrito, propôs que a realidade, o todo, se compõe não só de átomos oupartículas indivisíveis de natureza idêntica, conforme proposto por Parmênides. Demócrito acreditava que o vácuo era um não ente. Esta tese entrou em franca contradição com a ontologia parmenídea.
Heráclito postulava que não-ente (vácuo) e matéria (ente) desde a eternidade interagem entre si dando origem ao movimento. E que os átomos apresentam as propriedades de: forma; movimento; tamanho eimpenetrabilidade e, por meio de choques entre si, dão origem a objetos.
Segundo Demócrito a matéria era descontínua, portanto, ao invés dos corpos macroscópicos, os corpos microscópicos, ou átomos não interpenetram-se nem dividem-se, sendo suas mudanças observadas em certos fenômenos físicos e químicos como associações de átomos e suas dissociações e que qualquer matéria é resultado da combinação deátomos dos quatro elementos: ar; fogo; água e terra. Aristóteles, ao contrário de Demócrito, postulou a continuidade da matéria, ou, não constituída por partículas indivisíveis.
Em 60 a.C., Lucrécio compôs o poema De Rerum Natura, que discorria sobre o atomismo de Demócrito.
Os filósofos porém, adotaram o modêlo atômico de Aristóteles, da matéria contínua, que foi seguido pelos pensadores e cientistasaté o século XVI d.C.
2. Lei da conservação da massa ou Lei de Lavoisier

O trabalho do cientista francês Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794), no final do século XVIII, é considerado o início da química moderna. Ele se preocupou em usar métodos quantitativos na pesquisa química (utilizo intensamente varias balanças para observar vários experimentos químicos).
Nos seus estudos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelos atômicos
  • Modelos atômicos
  • MODELO ATÔMICO
  • Modelo Atômico
  • Modelos Atômicos
  • Modelos ATÔMICOS
  • modelos atômicos
  • Modelo atomico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!