ModelodeGestao1 20150325151538

883 palavras 4 páginas
HISTORICOS DA ADMINISTRAÇÃO

A Administração constitui o resultado histórico e integrado

da contribuição cumulativa de numerosos precursores, filósofos, físicos, economistas, estadistas e empresários que, no decorrer dos tempos foram, cada qual no seu campo de atividade, desenvolvendo e divulgando as suas obras e teorias.

Antigos Filósofos:
 Sócrates (470 q 399 a.C.) reconhece a Administração como uma habilidade pessoal.
 Platão (429 a 347 a.C), seu discípulo, expõe seu ponto de vista sobre a forma democrática de governo e de administração dos negócios públicos. Preocupa-se profundamente com os problemas políticos e sociais inerentes ao desenvolvimento social e cultural do povo grego.

 Aristóteles (384 a 322 a.C) era discípulo de Platão, escreveu no seu livro: Política, as 3 formas de administração pública:
▫ Monarquia (governo de um só),
▫ Aristocracia (governo de uma elite) e
▫ Democracia (governo do povo)

 Francis Bacon (1561 – 1626) fundador da Lógica Moderna (métodos experimental e indutivo)
 Thomas Hobbes (1588-1676) – defendeu a ideia do governo absoluto em função de sua visão pessimista da humanidade “na ausência do governo, os seres humanos tendem a viver em guerra permanente, em conflito permanente pela sobrevivência”.
 René Descartes (1596 – 1650) (métodos cartesiano), livro “O Discurso do
Método”
▫ Princípio da Dúvida Sistemática ou da Evidência - Não se deve aceitar como verdadeiro enquanto não souber com evidência;
▫ Princípio da Análise ou de Decomposição – Dividir um problema em partes para solucioná-los, resolvendo-os separadamente;
▫ Princípio da Síntese ou da Composição – Conduzir ordenadamente o raciocínio começando pelo mais simples passando gradativamente para o mais complexo;
▫ Princípio da Enumeração ou da Verificação – Fazer verificações e revisões em tudo para que nada seja omitido ou deixado de lado.

Jean-Jaques Rosseau (1712-1778) , desenvolveu a teoria do Contrato Social (acordo entre os membros)
Karl Marx (1818-1883)

Relacionados