Modelo Delta

Páginas: 5 (1117 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2013

Resumo e Reflexão sobre Artigos - Modelo Delta

O pensamento estratégico busca meios para desenvolver estratégias para as atividades e movimentos de competição e expansão da empresa, em um horizonte de planejamento definido. As propostas de pensamento estratégico evoluíram da seguinte forma, inicialmente foram abordados os aspectos descritivos, que podem explicar como a empresa consegueobter desempenho superior. Depois, foram abordados os aspectos normativos que abrangem as diretrizes e ferramentas para criar estratégias e apoiar sua implementação.
Porter (1985;1989;1993;1999) trata os aspectos normativos com uma visão de fora para dentro, isto é, voltados para os aspectos do ambiente externo à empresa que influenciam nas estratégias. Através do Modelo de Análise Estrutural das5 forças da Indústria (1980), Porter analisa 5 agentes (compradores, concorrentes, fornecedores, novos entrantes e produtos substitutos) e 5 forças (poder de barganha do comprador, poder de barganha do fornecedor, rivalidade entre concorrentes, ameaça dos novos entrantes e ameaça dos produtos substitutos). Porter propõe através desse modelo, estratégias de competição no nível de negócios:liderança nos custos totais, diferenciação e foco. Ele destaca a importância do trade-off, isto é, a exclusividade da opção estratégica e o risco do meio termo.
Mais tarde, Porter (1985) introduziu o conceito de vantagem competitiva, uma abordagem de dentro para fora da empresa, necessária para a implementação das estratégias genéricas de competição. Segundo Porter (1985), estratégia é fazer atividadesdiferentes dos concorrentes ou as mesmas atividades de modo diferente, para isso se torna necessária uma estrutura organizacional diferente, o que diminui o risco de cópia de procedimentos operacionais.
Atualmente a estrutura mais conhecida pelas organizações ainda é a de baixo custo e diferenciação criada por Porter. Mas, segundo Hax e Wilde (2001) há um nova abordagem para o desenvolvimento deestratégias de negócios batizado como “Modelo Delta”, que seria baseado em três premissas: melhor produto, soluções para o cliente e lock-in do sistema. Esse modelo se baseia em uma estrutura diferente de negócios e apresenta processos de adaptação que podem ajudar os executivos a lidar com os novos desafios de complexidade, incerteza e mudanças. 
As três estratégias básicas, que definem como aempresa vai competir e servir aos seus clientes no mercado, são representadas nos vértices de um triângulo:
Vértice 1 - Melhor Produto: é o aprimoramento do produto ou serviço através de diferenciação ou preços baixos visando cativar clientes e desenvolver um relacionamento duradouro. Essas estratégias já haviam sido exaustivamente tratadas por Porter (1989).
Vértice 2 - Soluções para ocliente: investir em parcerias e alianças com o cliente com o objetivo de satisfazer todas suas necessidades e trabalhar conjuntamente no desenvolvimento de produtos e serviços que complementem uma oferta ao cliente.
Vértice 3 - Lock-in do sistema: estudar profundamente o aspecto global do relacionamento, observando todos os participantes envolvidos no sistema e que contribuem para a criação do valoreconômico. Esta estratégia busca atrair complementadores oferecendo oportunidades de benefícios mútuos que melhoram o desempenho do sistema, o que atrai mais compradores e repele concorrentes. Um exemplo desse lock-in do sistema é a empresa Páginas Amarelas, pois a maioria das empresas anunciantes procuram anunciar no guia mais utilizado pelos consumidores, que por sua vez preferem procurar asempresas no guia onde a maioria delas faz seus anúncios.
O Modelo Delta criou o conceito de amarração, que pode ser obtido entre o negócio, seus compradores e os complementadores. A amarração é contínua é pode gerar lealdade do comprador ao produto e à empresa. A amarração é mais fraca no vértice dos melhores produtos e mais forte no vértice de lock-in de sistemas.
Este conceito de amarração,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelo delta
  • 05 Forças de porter e o modelo delta
  • Modelo delta e 5 forças de porter
  • Delta
  • DELTA
  • Delta
  • Delta
  • DELTA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!