Modelo defichamento

359 palavras 2 páginas
INSTITUIÇÃO
Curso:
Disciplina:
Professor:
Aluno:

FICHAMENTO: nome do capítulo ou item

Referência: autor, título, edição, cidade, editora e ano.

p. 03 (página do texto)
Um maior aperfeiçoamento nas forças produtivas do trabalho, e a maior parte do engenho, destreza e discernimento com que é dirigido em qualquer lugar, ou aplicado, parecem ter sido os efeitos da divisão do trabalho.

p. 04
Para tomar um exemplo, pois, de uma manufatura pouco significante, mas uma em que a divisão do trabalho tem sido muito notada: o ofício do alfineteiro; um operário não educado para esta ocupação (que a divisão do trabalho transformou numa atividade específica), nem familiarizado com o uso da maquinaria nela empregada (para cuja invenção essa mesma divisão do trabalho provavelmente deu ocasião), dificilmente poderia, talvez com seu máximo empenho, fazer um alfinete por dia, e certamente não conseguiria fazer vinte.
(separar com um espaço)
Um homem estica o arame, um quarto o aponta, um quinto esmerilha o topo para receber a cabeça; fazer a cabeça exige duas ou três operações distintas, colocá-la é uma tarefa à parte; branquear os alfinetes, é outra; é mesmo outra indústria, o colocá-los no papel, e o importante negócio de fazer um alfinete é, destarte, dividido em cerca de dezoito operações distintas, que em algumas manufatureiras são todas executadas por mãos distintas [...] (usar reticências quando retirar partes de uma frase).

Vi uma pequena manufatura desta espécie onde apenas dez homens eram empregados, e onde alguns deles, conseqüentemente, executavam duas ou três operações diferentes. [...] sendo eles muito pobres, e portanto, mal acomodados tão-somente com a maquinaria estritamente necessária, podiam, quando se esforçavam, produzir, entre eles, cerca de doze libras de alfinetes por dia.

p. 05
Este grande aumento da quantidade de trabalho que, em conseqüência da divisão do trabalho, o mesmo número de pessoas é capaz de executar, deve-se a três

Relacionados

  • Técnica para trabalhos de graduação
    4176 palavras | 17 páginas
  • matematica
    18779 palavras | 76 páginas