MODELO DE TRABALHO ABNT 1AT Joice

2715 palavras 11 páginas
E. E. PROFESSOR FRANSCISCO DE ASSIS PIRES CORRÊA
Língua Portuguesa

2ºB:
Bruno Henrique
Caio Oliveira
Geovani Werneck
Joice Merencio
Larissa Badauy
Leonardo Barreto
Shirley Mayara

Tobias Barreto de Menezes

São Paulo
2015
Bruno Henrique
Caio Oliveira
Geovani Werneck
Joice Merencio
Larissa Badauy
Leonardo Barreto
Shirley Mayara

Tobias Barreto de Menezes

Trabalho apresentado como requisito para obtenção de nota, na disciplina de Língua Portuguesa, ministrada pela professora Meire.

São Paulo
2015
RESUMO

Tobias Barreto (1839-1889) foi filósofo, escritor e jurista brasileiro. Foi o líder do movimento intelectual, poético, crítico, filosófico e jurídico, conhecido como Escola do Recife, que agitou a Faculdade de Direito do Recife. Patrono da cadeira nº 38 da Academia Brasileira de Letras.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4
1. NASCIMENTO, INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA 5
2. JUVENTUDE 6
3. IDADE ADULTA 8
4. VELHICE E MORTE 10
5. OBRAS 12
CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS 15

INTRODUÇÃO

“Voltar a Tobias é progredir”
(Autor desconhecido)

Tobias Barreto procurava esquecer sua origem humilde, mas se achava descriminado pela cor da pele. Tentou casar com Leocádia Cavalcanti, mas não foi aceito pela família aristocrática da moça. Apaixonou-se por Adelaide do Amaral, artista portuguesa e casada. Declamava versos cheios de amor e mantinha duelos poéticos com Castro Alves.
A contribuição de Tobias filosófica e científica foi de grande importância, uma vez que contestou as linhas gerais do pensamento jurídico dominante e tentou fazer um entrosamento entre a filosofia e o direito, propagando os estudos de Darwin e de Haeckel.
Apesar de ter vivido até as vésperas da República, não se envolveu nos movimentos republicanos. Voltou para o Recife, onde passou a lecionar na Faculdade de Direito. Hoje a Faculdade é consagrada como a casa de Tobias.
Tobias Barreto de Meneses morreu no Recife, Pernambuco, no dia 26 de junho de 1889.

1. NASCIMENTO, INFÂNCIA E

Relacionados