modelo de sesenvolvimento de software

3730 palavras 15 páginas
RUPinho - Processos de desenvolvimento de software focado em pequenas empresas

César Delmas, Daniel Penaforte, Guilherme Gonçalves, Hector Paulo, Thiago Rodrigues

Centro de Informática – Cin
Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
Cx Postal 7851 – CEP 50732-970 Recife/PE – Brasil

cadcn@cin.ufpe.br, dap4@cin.ufpe.br, ggc@cin.ufpe.br, hplo@cin.ufpe.br, trc@cin.ufpe.br

Temas: - Qualidade do Processo - Processo de Desenvolvimento de Software

Tipo artigo: Relato de Experiência na empresa.

Justificativa: Este artigo foi desenvolvido para a disciplina de Qualidade de Software ministrado pelo prof. Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos.
.

RUPinho - Processos de desenvolvimento de software focado em pequenas empresas

Resumo. Neste artigo é apresentado um modelo de desenvolvimento de software baseado no RUP e adaptado à organizações onde agilidade, baixo custo e documentação reduzida passa a ser vital durante o seu processo de desenvolvimento. . A facilidade de acesso das informações demandas em qualquer etapa do processo é fundamental para que se tenha agilidade, diminuir esforços na produção de documentos que muitas vezes não estão de acordo com a sua realidade e uso de ferramentas livre que dessem apoio ao processo são características peculiares desse contexto.
Palavras-chave. Processo de desenvolvimento.

1. Objetivo do RUPinho
O objetivo do RUPinho é a estruturação de um processo que possibilite pequenas empresas, trabalhar de maneira organizada do ponto de vista de planejamento, execução e controle. Fortemente baseado no RUP, possui uma boa documentação e fases de desenvolvimento bem delimitadas.

Na verdade o RUPinho é uma instância do ProsCes, processo definido para o contexto do CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife) e que já foi uma adaptação do RUP. Baseado nesse forte legado fica evidente a boa estruturação do processo, tanto em nível de documentação, quanto

Relacionados

  • Fundamentos da administração da informação
    2080 palavras | 9 páginas