modelo de liderança

Páginas: 5 (1026 palavras) Publicado: 2 de dezembro de 2014





INTRODUÇÃO








Liderar uma equipe ainda tem sido um grande desafio para vários profissionais que ocupam posições de destaque nas organizações, principalmente nas pequenas e médias empresas as quais estão em busca de estruturação do departamento de Recursos Humanos ou contratam empresa especializada em treinamento e desenvolvimento para capacitar seus profissionais comhabilidades e atitudes de um verdadeiro líder.
A posição de liderança, em sua maioria, é ocupada por pessoas que possuem mais experiência, ou seja, profissionais que conhecem o produto, procedimentos, normas e, principalmente, têm habilidades para trabalhar em equipe e consequentemente influenciar pessoas para obtenção de resultados satisfatórios, sabendo também administrar os conflitos do dia adia entre seus liderados.














Relação de Crise entre liderança e liderado

Diante de tantas mudanças tecnológicas e, consequentemente, comportamentais, é necessário entender um pouco mais sobre as diferenças entre as gerações e o que se pode extrair de cada uma para criar um ambiente de trabalho saudável, cooperativo e obter resultados satisfatórios para as organizaçõese seus funcionários. A Geração Baby Boomer: as pessoas dessa geração foram criadas com pouca tecnologia, poucos conseguiram completar os estudos e cursar nível superior, somente era possível para os que tinham um maior poder aquisitivo. Esses profissionais começaram a trabalhar e construíram sua carreira profissional e vários conseguiram ocupar posições de liderança, mesmo sem estudos. Essesprofissionais e a maior parte trabalharam em duas ou três empresas durante sua carreira e sempre foram obedientes à hierarquia. Já Geração X, e filhos da geração Baby Boomer), cresceram juntamente com as transformações tecnológicas que hoje fazem parte do cotidiano, tiveram mais acesso aos estudos, vários conseguiram cursar uma faculdade e se adaptaram mais facilmente às mudanças e ao mercado detrabalho, conquistando posições de liderança através de sua dedicação à empresa e acesso à informação. Esses profissionais se dedicam à empresa, mas não hesitam em mudar para crescimento profissional. E a Geração Y (nascidos entre 1980 e 2000 e filhos das gerações Baby Boomer e X) nasceu com todas as tecnologias à disposição e não sabem como é viver sem elas. Conseguem utilizar o celular, ouvirmúsica, conversar através da internet e fazer a lição de casa ou realizar seu trabalho ao mesmo tempo, com muita naturalidade. A faculdade já está garantida, o curso de língua estrangeira também, bem como a garantia de uma vida com mais conforto. Essa geração está no mercado de trabalho e acredita que para ocupar posição de liderança é necessário ter criatividade e apresentar projetos que deem resultadosimediatos para a organização. Mudar de empresa não é um problema para eles, querem ter novos desafios e qualidade de vida. Os comportamentos entre as gerações são bastante distintos; todos estão no mercado de trabalho e buscam conquistar reconhecimento, mas as organizações nem sempre estão preparadas para a nova realidade e ai é que começam os conflitos e é por trás dessa realidade que seencontram pessoas que precisam saber lidar com as diferenças e encontrar soluções mais viáveis para resolver esses conflitos., de maneira que possam entender e compreender as gerações e seus comportamentos e alocar os profissionais na função adequada para conseguir alcançar resultados satisfatórios.
Como um líder deve agir na crise.

Onde há duas ou mais pessoas certamente haverá conflito. Noambiente corporativo, em que as diferenças pessoais são acentuadas pela competitividade e pela obrigação de mostrar resultados, as desavenças são ainda mais comuns. É papel do líder gerenciar esses problemas a fim de não prejudicar o desempenho do grupo.

O primeiro passo é tentar evitar os conflitos se for entre as pessoas de uma mesma equipe e o trabalho da outra depende do para fazer o seu,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelo de liderança
  • Modelos de liderança
  • MODELOS DE LIDERANÇA
  • MODELOS DE LIDERANÇA
  • Modelo de liderança
  • Modelos de liderança
  • Modelos de liderança
  • Modelos de liderançã

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!