Modelo de governança de ti utilizando cobit e itil

Páginas: 26 (6467 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2011
I DEFINIÇÃO DO PROBLEMA
1. Introdução

2. Objetivo Geral
Este trabalho tem como principal foco a identificação e comparação dos modelos / frameworks comerciais de governança de TI para o processo de planejamento estratégico de tecnologia da informação (PETI).

3. Objetos Específicos
O projeto prevê como resultados específicos:
• Catálogo dos processos de modelos de governança em TIpara o PETI;
• Levantamento e modelagem das práticas ligadas a cada processo catalogado (Revisar a estrutura do COBIT);
• Comparativo entre os métodos de PETI (ver métodos de PETI – Lutchen e o B. Boar) e as práticas dos modelos de governança;
• Elaborar o PETI em uma organização usando um dos processos catalogados.

4. Formulação do Problema
Verificar a real necessidade deste item e o quecolocar.

5. Justificativas e Motivações
Falhas
Falta de Controle em Custo e Orçamento
Falta de Accountability – prestação de contas (Método de Controle e Auditoria de TI)
Necessidade de PETI nas organizações

6. Delimitações do trabalho
Este projeto não tratará outros modelos gestão de TI disponíveis no mercado, bem como o detalhamento geral de sub-processos ligados a temática deGovernança de TI. O escopo não se refere ao modelo global desses frameworks e especificamente ao processo de “Definição de um Planejamento de Estratégico de Tecnologia da Informação”.

7. Estrutura do Trabalho

Descrição de cada capítulo e seu respectivo conteúdo

II Revisão da Literatura
Citação direta
É quando transcrevemos o texto utilizando as próprias palavras do autor. A transcriçãoliteral virá entre “aspas”.
Exemplo
Segundo Vieira (1998, p.5) o valor da informação está “diretamente ligado à maneira como ela ajuda os tomadores de decisões a atingirem as metas da organização”.

Citação indireta
É a reprodução de idéias do autor. É uma citação livre, usando as suas palavras para dizer o mesmo que o autor disse no texto. Contudo, a idéia expressa continua sendo de autoria doautor que você consultou, por isso é necessário citar a fonte: dar crédito ao autor da idéia.
Exemplo
O valor da informação está relacionado com o poder de ajuda aos tomadores de decisões a atingirem os objetivos da empresa (VIEIRA, 1998).

Citação de citação
É a menção de um documento ao qual você não teve acesso, mas que tomou conhecimento por citação em um outro trabalho. Usamos a expressãolatina apud (“citado por”) para indicar a obra de onde foi retirada a citação. Sobrenome(es) do Autor Original (apud Sobrenome(es) Sobrenome(es) dos Autor(es) da obra que retiramos a citação, ano de publicação da qual retiramos a citação). É uma citação indireta.
Exemplo
Porter (apud CARVALHO e SOUZA, 1999, p.74) considera que “a vantagem competitiva surge fundamentalmente do valor que umaempresa consegue criar para seus compradores e que ultrapassa o custo de fabricação pelas empresas”.

1. Governança Corporativa

O movimento em torno da Governança Corporativa surgiu nos Estados Unidos, em meados dos anos 80, como resposta a diversos casos de abuso de poder e expropriação da riqueza dos acionistas por parte dos executivos das organizações. A maioria dos acionistas detinha menosde 10% das ações da empresa, o que limitava sua capacidade de intervir perante as políticas corporativas definidas pelos administradores. Os investidores institucionais passaram a atuar contra esta situação, resultando em mudanças nas práticas de Governança Corporativa de boa parte das empresas americanas durante a década de 90. Tais mudanças resultaram no aumento da proporção de membrosindependentes nos conselhos e o aumento dos casos de demissão de diretos executivos por conta de mau desempenho (SILVEIRA, 2002).
A Governança Corporativa tomou impulso após a sucessão de escândalos corporativos de grandes organizações (Enron Corporation – www.enron.com, Worldcom – www.mci.com e Tyco – www.tyco.com, por exemplo) em meados de 2002. Muitos investidores passaram a se preocupar com a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Governança de TI
  • Governança de ti
  • Governança de ti: comparativo entre cobit e itil
  • Governança de ti: uma análise aprofundada do modelo itil
  • Governança: itil e cobit
  • Gerenciamento de ti itil e cobit
  • Auditoria
  • Governança de ti e cobit

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!