Modelo de competências essenciais distintivos apresentados no case da illycaffè.

645 palavras 3 páginas
Modelo de Competências essenciais distintivos apresentados no case da Illycaffè.

Daylia Rayane de Paiva Freitas
Curso Gestão por Competência – Turma 0031 - 1011

No mundo globalizado as organizações necessitam cada vez mais se diferenciar nesse meio competitivo, onde sua fonte básica para a vantagem competitiva são os recursos e competências desenvolvidos e controlados pelas as empresas, os quais são elementos escassos e valiosos, assim como de difícil e custosa imitação e substituição. As competências são gerenciadas com um sistema e os objetivos estratégicos devem ser gerenciados holisticamente. As alianças competitivas podem tornar-se um meio para obter oportunidade de mercado. A sustentação da vantagem competitiva depende de uma capacidade superior das empresas para identificar, construir e alavancar novas competências. (LEITE e PORSSE, 2007). Este trabalho possui como objetivo, apresentar e comentar as competências essenciais utilizados pela empresa Illecaffé, para o alcance da vantagem competitiva.

As competências essenciais, segundo de Prahalad e Hamel, são os aprendizados coletivos na organização, especialmente como coordenar as diversas habilidades de produção e integrar as múltiplas correntes de tecnologias. Suas características principais são segundo Hamel e Tampos (1994): tecnologias, habilidades, recursos e processos que são ativos abstratos que agregam valor ao cliente, diferenciando a empresa das concorrentes, que influenciam na abertura para novos mercados. São características essenciais a sobrevivência da empresa, sendo difícil para os concorrentes imitar, conseqüentemente recursos exclusivos da empresa.

No caso da Illycaffé, as suas competências essenciais está relacionado com: A partnership com os fornecedores, com o objetivo de haver uma maior aproximação da empresa com os seus fornecedores; A pesquisa e desenvolvimento para inovação contínua; Orientação ao cliente; e por fim a pressurização.

A

Relacionados