MODELO DE CAPA CESPRI 1

380 palavras 2 páginas
JAQUELINE DOS SANTOS

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

PRIMAVERA – SP.
2015

JAQUELINE DOS SANTOS

MITO E SUA ORIGEM.

Trabalho apresentado à disciplina de Filosofia da Educação, sob supervisão do Prof.º Mdo Lucas Silvestre dos Santos, como requisito parcial para avaliação da disciplina .

PRIMAVERA – SP.
2015

Os mitos podem ser entendidos como representações de verdades profundas da mente, e as uniões deles em conjuntos. Todos os mitos foram criados por seres humanos comuns, com o objetivo de explicar á realidade, ou os fenômenos naturais, a origem do mundo e do homem.
Sendo que mitos são narrativas utilizadas pelos povos gregos antigos exemplo O MITO DA CAVERNA uma narrativa feita por Platão, onde ele nos convida a imaginar uma caverna onde dentro existem humanos que nasceram e cresceram dentro de uma caverna. Eles nunca saíram por que se encontram preso no seu interior (...). Platão usou está narrativa para explicar como o ser humano pode obter libertação da escuridão com ajuda da luz da verdade, falando também da teoria do conhecimento, do conceito de linguagem e educação.
O mundo real apresenta-se sempre como uma totalidade. A realidade é uma só, em sua consistência final. A mitologia se aproxima demais da realidade, pois sem realidade os mitos não existiriam já que estes mitos são explicações de uma difícil realidade. Sendo que estes mitos serviriam de orientação para um entendimento, ou como explicações de alguns acontecimentos, para quais não conseguimos encontrar respostas. “Á partir do real se constrói idéias” Marilena Chauí.
O mito desempenha uma função social, ou seja, determinado grupo de pessoas une-se e tem no mito o principal ponto de união. Será que isso não seria uma explicação para as pessoas entenderem o porquê às vezes a vida é tão dura, tudo da errado, e também por que existe tanto sofrimento, dor e injustiça.
O mito ensina o homem a ter certa conduta em relação aos seus semelhantes e

Relacionados

  • Revista Doutrina Militar Terrestre 3
    41225 palavras | 165 páginas