Ensino Hi brido uma inovac a o disruptiva

20136 palavras 81 páginas
MAIO 2013

Ensino Híbrido: uma Inovação Disruptiva?
Uma introdução à teoria dos híbridos por Clayton M. Christensen, Michael B. Horn, e Heather Staker

Ensino Híbrido: uma
Inovação Disruptiva?
Uma introdução à teoria dos híbridos por Clayton M. Christensen, Michael B. Horn, e Heather Staker traduzido para o Português por Fundação Lemann e Instituto Península

SUMÁRIO EXECUTIVO
O Clayton Christensen Institute, anteriormente chamado Innosight Institute, publicou três artigos acadêmicos descrevendo o surgimento do ensino híbrido — isto é, programas de educação formal que combinam o ensino online com escolas tradicionais.¹ Este artigo, o quarto de sua série, é o primeiro a analisar o ensino híbrido pela lente da teoria da inovação disruptiva para ajudar as pessoas a preverem e se planejarem para os efeitos prováveis do ensino híbrido nas salas de aula de hoje e nas escolas de amanhã. O artigo inclui as seguintes seções:

Introdução à inovação sustentada e disruptiva
Há dois tipos básicos de inovação —sustentada e disruptiva — que seguem diferentes trajetórias e levam a diferentes resultados. Inovações sustentadas ajudam organizações líderes ou inovadoras a criarem melhores produtos ou serviços que frequentemente podem ser vendidos com maiores lucros a seus melhores clientes. Elas servem aos consumidores existentes de acordo com a definição original de desempenho — ou seja, de acordo com o modo como o mercado historicamente definiu o que é bom. Um engano comum a respeito da teoria da inovação disruptiva é o de que as inovações disruptivas são boas, enquanto as inovações sustentadas são ruins. Isto é falso.
As inovações sustentadas são vitais para um setor saudável e robusto, na medida em que as

Ensino Híbrido: uma Inovação Disruptiva?

1

organizações se esforçam para fazer melhores produtos e oferecer melhores serviços para seus melhores clientes.
As inovações disruptivas, por sua vez, não procuram trazer produtos melhores para clientes existentes em mercados

Relacionados