Modelo Cascata

Páginas: 5 (1117 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014










































































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
A escolha adequada do Modelo de Processo de Software pode ter grande influencia para o sucesso de produção de um projeto. Este é um dos principais processosno desenvolvimento de um software, uma vez que feita a escolha adequada, o andamento do processo e os objetivos poderão ser mais facilmente alcançados, com mais qualidade e velocidade.
O modelo Cascata é reconhecido como mais antigo e amplo dentro da engenharia de software. Veremos a seguir um pouco mais sobre este modelo de Processo de Software, suas vantagens e desvantagens.




2DESENVOLVIMENTO
2.1 MODELO CASCATA

O Modelo Cascata é reconhecido como o modelo mais antigo e o mais amplamente usado da engenharia de software.
Este modelo de ciclo de vida é empregado como alicerce de muitos ciclos de vida utilizados atualmente, pois consiste basicamente num modelo linear em que cada passo ou etapa devem ser completados antes da posterior ser iniciada, e por estes motivos, ficouconhecido também como modelo sequencial e de gerenciamento simples.
O modelo cascata funciona como a análise de requisitos. Essa etapa deve ser realizada antes do inicio do desenvolvimento do sistema, pois para que um novo software seja criado, primeiro é preciso entender as necessidades especificas de cada cliente.

2.2 O historico do modelo
Em 1970 Royce propôs o que é agora popularmentedesignado no modelo em cascata como um conceito inicial. Seu trabalho então explorou como o modelo inicial poderia ser desenvolvido em um modelo iterativo, com feedback de cada fase influenciando as próximas, de modo similar a muitos métodos amplamente utilizados hoje. Ironicamente, foi somente o modelo inicial que mereceu destaque, o qual ele mesmo havia criticado. O modelo em cascata rapidamente nãose tornou o que Royce pretendia um projeto iterativo, mas ao invés disto um modelo puramente sequencialmente ordenado.
A despeito das intenções de Royce, o modelo em cascata como um processo puramente sequencial é ainda popular, e, para alguns, o termo modelo em cascata veio se referir a uma abordagem para criação de software a qual é vista como inflexível e não iterativa. Aqueles que usam otermo modelo em cascata de forma pejorativa para modelos não iterativos aos quais não apreciam usualmente veem o modelo em si como ingênuo e inadequado para um processo do mundo real.


2.3 o uso do modelo

No modelo em cascata original de Royce, as seguintes fases são seguidas em perfeita ordem:

1. Elicitação de requisitos
2. Projeto
3. Construção (implementação ou codificação)
4.Integração
5. Teste e depuração
6. Instalação
7. Manutenção de software



Para seguir um modelo em cascata, o progresso de uma fase para a próxima se dá de uma forma puramente sequencial. Por exemplo, inicialmente completa-se a especificação de requerimento — elaborando um conjunto rígido de requerimentos do software, embora as especificações dos requerimentos reais sejam mais detalhadas, em umprocedimento para projeto. Quando e somente quando o projeto está terminado, uma implementação para este projeto é feita pelos codificadores. Encaminhando-se para o próximo estágio da fase de implementação, inicia-se a integração dos componentes de software construídos por diferentes times de projeto. Estes componentes devem ser integrados para juntos produzirem um sistema como um todo. Após asfases de implementação e integração estarem completas, o produto de software é testado e qualquer problema introduzido nas fases anteriores é removido aqui. Com isto o produto de software é instalado, e mais tarde mantido pela introdução de novas funcionalidades e remoção de defeitos.
Portanto o modelo em cascata move-se para a próxima fase somente quando a fase anterior esta completa e perfeita....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelo cascata
  • Modelo cascata
  • Modelo cascata
  • Modelo Cascata
  • Modelo Cascata
  • Modelo Cascata
  • Modelo Cascata
  • modelo cascata

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!