Modelo burocratico

Páginas: 12 (2773 palavras) Publicado: 15 de abril de 2014

Modelo burocrático de Merton
Diferentemente de Weber, Merton não acreditava que a burocracia fosse tão eficiente como Weber afirmava. Merton buscava se basear nas consequências não previstas, focando nas disfunções da burocracia que prejudicavam o funcionamento da organização. No seu modelo, Merton o repartia e seis partes, como no gráfico a seguir:

Um sistema rígido como era propostopor Weber, pode prejudicar o funcionamento e causar a ineficiência de uma organização segundo Merton, pois a alta rigidez visa só o cumprimento das normas pelos seus funcionários, e não se preocupa com os problemas dos seus clientes. Weber não havia percebido a possibilidade de flexibilidade da burocracia, e que tinha que atender a duas circunstancias, as exigências externas do cliente, e asinternas de seus colaboradores.
Seguindo na mesma linha de pensamento de Merton, Phillip Selznick propôs uma pesquisa, para demonstrar a flexibilidade e o ajustamento da burocracia seguindo as duas demandas, externas e internas . Selznick propôs um novo modelo burocrático, onde a organização busca se adaptar continuamente a suas exigências externas e internas, diferentemente de um sistema fechado comopropôs Weber. O modelo de Selznick pode ser representado da seguinte maneira:

Desta maneira, para Selznick a burocracia não deve seguir necessariamente o modelo proposto por Weber de um sistema fechado, mais sim um modelo adaptável a novidades, e exigências, e também deve ser dinâmica. Pois toda organização deve buscar se adaptar ao ambiente, principalmente por conta do produto ou serviçooferecido, para se manter dentro do mercado.


Graus de burocratização nas organizações
Alvin W.Gouldner, através de suas pesquisas concluiu que não ha apenas um único modelo burocrático, mas sim diversas variedades de burocratização. Goudner, concluiu essa teoria através de uma visão mecânica e não politica, sem considerar os aspectos subjetivos e informais. O modelo de Goudner pode serrepresentado da seguinte maneira:


Neste modelo de Goudner, ele apresenta um processo onde se busca estabilidade e equilíbrio, mas mesmo assim provocando conflitos e tensões interpessoais, reafirmando sua tese de que, não um modelo burocrático correto, mais uma variação dela, podendo ser mais excessiva ate a ausência de burocracia.
Seguindo a mesma linha de pensamentos de Goudner, Hall afirma que ograu de variação burocrático de qualquer empresa, depende das dimensões da burocracia em cada organização. Através de uma pesquisa realizada em dez organizações, Hall verificou que as dimensões podem existir em alto grau, do tipo ideal de burocracia, e graus muito baixos em organizações com menos burocracia. Hall também constatou que organizações podem ser altamente burocráticas em suas regras enormas, e sendo escassa de burocracia quanto a sua divisão de trabalho.

Teoria Estruturalista da administração
A Teoria Estruturalista surgiu na década de 50, através da Teoria Burocrática, que entrou em declínio, pois não proporcionou bases adequadas que pudesse substituir a Teoria Clássica, a qual combatia intensivamente. Já a Teoria Estruturalista procura conciliar a organização com o seuambiente externo, ou seja, a sociedade de organizações, caracterizada pela interdependência entre as organizações, conciliando a Teoria Burocrática com a Teoria das Relações Humanas.
Origens da Teoria Estruturalista
A origem da Teoria Estruturalista pode ser dividida em quatro pontos, como pode ser visto a seguir:
1ª A oposição surgida entre a Teoria Tradicional e a Teoria das RelaçõesHumanas. - incompatíveis, tornou-se necessário para uma posição mais ampla e compreensiva que integrasse os aspectos que eram considerados por uma e omitidos por outra.

2ª A necessidade de visualizar a organização como uma unidade social grande e complexa, onde interagem grupos sociais. - compartilham alguns dos objetivos da organização (como a viabilidade econômica da organização), mas que podem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelo burocratico
  • Modelo burocratico
  • MODELO BUROCRATICO
  • Modelo Burocratico da Adm
  • Max weber e o modelo burocratico
  • Modelo burocrático e Teoria Estruturalista
  • Teoria do Modelo Burocratico
  • Modelo burocratico da organização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!