modelagem e reforamento continuo

998 palavras 4 páginas
Modelagem e reforçamento continuo
1. Relate a duração da fase de modelagem e a duração da fase de reforçamento contínuo.

O processo da modelagem levou 09 minutos 20 segundo e 02, e a duração a fase de reforçamento contínuo levou 43 minutos 00 segundos e 30.

2. O que ocasionou a queda de respostas de pressão a barra no reforçamento contínuo? Justifique sua resposta teoricamente.

O reforçamento contínuo (CRF) é aquele que ocorre quando toda resposta é seguida de reforço e é utilizado quando se deseja que o organismo aprenda uma nova reposta. A resposta estabelecida tende a ter uma alta frequência no início e sua redução conforme o tempo vai passando, devido à saciação (Skinner, 2003). O rato (Stwart) estava privado de água, e depois de apresentar o comportamento diversas vezes no caso pressionar a barra e beber a água, ficou saciado.

3. Faça uma tabela para modelagem com sua respectiva descrição e comente-a de forma teórica, considerando os comportamentos emitidos e quantos reforços foram liberados para cada um dos comportamentos.

Começamos a modelagem no sujeito experimental quando ele levantou-se na parede da barra, reforçamos 5 vezes, após quando o sujeito experimental encostou o focinho na barra ele foi reforçado por 5 vezes. Quando encostou as duas patas na barra foi novamente reforçado por 5 vezes, em seguida pressionou a barra e foi reforçado por 15 vezes, chegando ao nosso objetivo com sucesso. “Portanto Modelagem é um procedimento de reforçamento diferencial de aproximações sucessivas de um comportamento. O resultado final é um novo comportamento”. (MOREIRA E MEDEIROS, 2007 p.60). Para Moreira e Medeiros, (2007 p.61):
Basicamente usamos na modelagem o reforço diferencial (reforçar algumas respostas e extinguir outras similares) e aproximações sucessivas (exigir gradualmente comportamentos mais próximos do comportamento - alvo) a fim de ensinar um novo comportamento, sendo uma característica fundamental da modelagem a imediaticidade do reforço.

4.

Relacionados

  • VYGOTSKY
    444 palavras | 2 páginas