MODELAGEM MATEMÁTICA APLICADA AO CULTIVO DE TILÁPIAS POR PEQUENOS PRODUTORES

367 palavras 2 páginas
Aluno: Brayan Melo
Turma: Aquicultura 2011

MODELAGEM MATEMÁTICA APLICADA AO CULTIVO DE TILÁPIAS POR PEQUENOS PRODUTORES

O artigo descreve um modelo matemático utilizado para determinar o melhor momento para a despesca em um cultivo de tilápias no Delta do São, na cidade de Delmiro Gouveia – AL.
A metodologia utilizada foi baseada em cálculos matemáticos, utilizados para se definir um modelo de crescimento dos peixes e um modelo econômico.
Para se ter um modelo de cresimento utilizou-se uma equação que fornece o peso do peixe em casa instante. A equação de Von Bertalanffy:

Na definição do modelo ecônomico, precisou-se calcular alguns custos do cultivo, tais como: O custo da produção, custo fixo e custo variável. Para isso utilizou-se da matemática financeira para calcular gastos como: insumos, funcionários, estruturas para o cultivo, alevinos, medicamentos para os organismo cultivados e a ração.
A partir dessas informação que os produtores fornecem, é possivel obter-se os custos mensais de uma produção em vários instantes.
Então atraves desses dandos podemos utilizar a função C(t) como uma função afim.
Já com o custo total calculado, podemos determinar o lucro tanto mensal quanto total (no final da produção), através de uma função chamada função lucro, que é obtida pela diferença entre a receita e o custo total da produção.
Os resultados são satisfatórios, podendo determinar com exatidão os parâmetros necessários para se definir uma produção de peixes. Esses parâmetros são, a taxa de mortalidade, o crescimento dos peixes, a biomassa em kg, o e o lucro com o passar do tempo.
A aquicultura é uma forma de produção relativamente nova se comparada com outras, mas que vem crescendo e um ritmo acelerado devido a colaboração de diferentes setores sociais e políticos e de áreas da ciência.
A matemática se destaca de uma forma grandiosa na aquicultura, sendo ela a mãe da economia em qualquer meio de produção, cálculos precisos em relação aos gastos,

Relacionados