Modelagem 3d - computação grática

707 palavras 3 páginas
Lista I – Computação Gráfica
Data de entrega: 05/04/2012 Lista a ser feita individualmente! Entrega realizada pelo moodle Professora Dra. Carla Aguiar (rocha.carla@gmail.com)

Objetivo
O principal objetivo desse exercício é ganhar experiência em programação OpenGL para Computação Gráfica. Além de exercitar o projeto e implementação de um ambiente gráfico, a interação com o usuário (mouse/teclado) vai ser também exercitada. Para tal, o aluno vai implementar um ambiente de visualização de um objeto 3D.

Visualizando um Objeto
O Aluno deve escolher um objeto 3D de sua preferência e desenvolver um ambiente gráfico para visualizá-lo. Deve configurar o ambiente gráfico de modo a visualizar o objeto corretamente (de “frente”, no campo de visão e vista completa do objeto), como mostrado na Figura 1. Vale ressaltar que o objetivo desse exercício é configurar o ambiente de visualização, e consequentemente, não é foco trabalhar com o problema de iluminação, movimentação do objeto, etc. Além disso, deve-se criar uma interface mínima com o usuário (ou em forma de menu ou permitindo o usuário a setar valores de configuração opengl, ou a critério do aluno). Para isso, novas funcionalidades devem ser acrescentadas nos callbacks definidos por glutMouseFunc glutKeyboardFunc. Todo o desenvolvimento deve ser documentado e as decisões documentadas. Os valores e parâmetros das funções OpenGl devem ser justificadas. Funcionalidades que não foram apresentadas em sala de aula (cap 1 e 2) e que forem implementadas, devem ser explicadas e justificadas.

Figura 1 - Exemplo de um sistema de visualização (O objetivo da lista é criar um ambiente para visualizar o objeto como a janela superior direita). Crédito Nate Robins (http://user.xmission.com/~nate/opengl.html)

Avaliação:
 Execução Correta do Código  Código comentado e arquivo LEIAME explicando como é feita compilação execução do software  Aspecto visual do ambiente desenvolvido  Uso das funções apresentadas em sala de

Relacionados