Mobilidade Urbana

Páginas: 7 (1690 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2014










Mobilidade Urbana










1. INTRODUÇÃO
2.
2.1 Contextualização do tema

Entendemos como mobilidade urbana, como a capacidade de deslocamento de pessoas e bens no espaço urbano para a realização das atividades cotidianas em tempo considerado ideal, considerado confortável e seguro.
Linguisticamente mo.bi.li.da.de (lat.mobilitate) 1- propriedade do que émóvel ou do que obedece ás leis do movimento. 2- Sociol. Deslocamento de indivíduos, grupos ou elementos culturais no espaço social. 3- Movimento comunicado por uma força qualquer, locomoção de pessoas ou mercadorias no espaço da cidade, utilizando um modo de deslocamento em função de um ou mais motivos de viagens. Caminhar era, inicialmente, a única forma que o homem tinha para deslocar-se, com suacapacidade criativa, desenvolveu novos e mais rápidos meios de transportes para atender suas necessidades de trabalho e laser. Para comportar as novas tecnologias que surgiram,as cidades também evoluíram.
Segundo o Ministério das cidades

“a Mobilidade Urbana é o resultado da interação dos deslocamentos de pessoas e bens entre si e com a própria cidade. Isso significa que o conceito demobilidade urbana vai além do deslocamento de veículos ou do conjunto de serviços implantados para estes deslocamentos. Pensar a mobilidade urbana é mais que tratar apenas transporte e trânsito" (Ministério das Cidades, 2006).

Com o aumento da população nos centros urbanos, infra-estruturas deficientes e instalações urbanas pouco preparadas a sociedade perde sua qualidade de vida com passar do tempo.As facilidades em se comprar automóveis juntamente com ineficiência das operadoras de transportes públicos e a inexistência de segurança urbana formam a perfeita combinação para o caos nas cidades.
No entanto, os atuais padrões e ritmos de crescimento do tráfego estão se tornando insustentáveis em nossas cidades, pois causam prejuízos ao meio ambiente e a economia do país.
Com o objetivo demelhorar a qualidade de vida da população, é fundamental a implantação de programas de conscientização, bem como decisões que promovam o desenvolvimento urbano sustentável, uma vez que somente investimentos básicos em infra-estrutura não resolvem à problemática.
Segundo o ministério das cidades
“a Mobilidade Urbana é o resultado da interação dos deslocamentos de pessoas e bens entre si e com aprópria cidade. Isso significa que o conceito de mobilidade urbana vai além do deslocamento de veículos ou do conjunto de serviços implantados para estes deslocamentos. Pensar a mobilidade urbana é mais que tratar apenas transporte e trânsito" (Ministério das Cidades, 2006).


A preocupação com o desenvolvimento sustentável tem incentivado o estudo e a implantação, em diferentes setores, demedidas e procedimentos que contribuam para a sustentabilidade em áreas urbana. Em relação aos transportes esta questão pode ser vista através de uma busca pela mobilidade urbana sustentável. Esta busca deve ter como base o conceito de desenvolvimento sustentável em que se procura de uma forma geral, definir estratégias dentro de uma visão conjunta das questões: sociais, econômicas e ambientais. Alémdisso, deve-se ter em mente o princípio mais comumente conhecido do desenvolvimento sustentável definido como “uma forma de desenvolvimento que vai de encontro às necessidades da geração atual sem comprometer a possibilidade (ou capacidade) das gerações futuras em satisfazer as suas necessidades (PLUME,2003).
Embora vaga, a palavra “sustentabilidade” tem sempre a pretensão de considerarsimultaneamente os impactos das atividades humanas numa perspectiva ambiental, de coesão social e de desenvolvimento econômico, tanto para atual como para as gerações futuras. A avaliação de impactos é cada vez mais necessária em todos os campos de intervenções políticas para decidir sobre a utilização ótima dos recursos limitados de que se dispõe, a fim de intensificar a competitividade econômica,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • mobilidade urbana
  • Mobilidade Urbana
  • Mobilidade Urbana
  • MOBILIDADE URBANA
  • Mobilidade Urbana
  • Mobilidade Urbana
  • Mobilidade Urbana
  • Mobilidade urbana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!