MITOS SOBRE O TREINAMENTO DA GINASTICA ARTÍSTICA PARA MENINAS NAS FASES INICIAIS – REVISÃO DE LITERATURA

Páginas: 11 (2649 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2014

Mitos sobre o treinamento da ginastica ARtÍSTica para meninas nas fases iniciais – REVISÃO DE LITERATURA



















1 – Resumo


Palavras-chave: Ginástica Artística; Treinamento; Primeira Infância.


2 – IntroduçãO

A ginástica Artística (GA) e um esporte que vem crescendo muito nos últimos anos em todo mundo, a GA se destaca pelos seus movimentos deelegância e beleza que para sua execução requer um alto nível de desenvolvimento de algumas qualidades físicas, objetivando a perfeição da técnica na execução dos elementos corporais e dos aparelhos. Há afirmações de que quanto mais cedo o atleta iniciar no esporte, melhor será seu desenvolvimento no esporte, mas, melhor para quem ou em que sentido? O processo de preparação esportiva visa consolidarr afuncionalidade do atleta em longo prazo e atingir a excelência na modalidade escolhida em idades superiores. A parte natural para esse processo e a especialização, que é quando os esforços e tempo são canalizados para uma única modalidade após um período de prática variada. Contrariamente, a especialização precoce refere-se à especialização antes do período considerado ideal, quando fases doprocesso de formação são antecipadas ou anuladas (BOMPA, 2000; MARQUES, 1991; WEINECK, 1999).
Devido grandes especulações, nos últimos anos têm se investigado sobre a GA e se o esporte poderia comprometer o crescimento longitudinal e/ou a densidade mineral óssea de suas atletas, em função do grande volume de treinamento e das dietas alimentares rigorosas nas atletas devido às exigências de baixo pesocorporal para melhor execução do movimento e flexibilidade. Mais apesar das investigações, pouco se conhece sobre a participação de crianças e adolescentes em esportes competitivos. Em geral, muito se especula e poucos resultados são conclusivos (SILVA et al, 2004).
Devido a isso o objetivo deste artigo é esclarecer dúvidas e desmistificar o mito que o treinamento da GA para meninas nas fasesiniciais atrapalha na menstruação e no crescimento das atletas.
Menstruação
Crescimento

GINÁSTICA ARTÍSTICA

APARELHOS DA GINÁSTICA ARTÍSTICA

TREINAMENTO NA PRIMEIRA INFÂNCIA

MITOS DO TREINAMENTO DA GINÁSTICA ARTÍSTICA

ASPECTOS FISIOLÓGICOS REPRODUTIVOS (MENARCA)

IMPLICAÇÕES DO TREINO DE GINÁSTICA ARTÍSTICA NA FISIOLOGIA REPRODUTIVA DA ATLETA

ASPECTOS FISIOLÓGICOS DOCRESCIMENTO

IMPLICAÇÕES DO TREINO DE GINÁSTICA ARTÍSTICA NA FISIOLOGIA DO CRESCIMENTO DA ATLETA

- MATERIAIS É MÉTODOS

- DISCUSSÃO

- CONCLUSÃO









2.1- FATORES FISIOLOGICOS
A menarca corresponde a um evento tardio da puberdade e é importante indicador da maturação sexual.







O consumo de alimentos industrializados, ricos em carboidratos e gorduras saturadas, e amecanização, com consequente diminuição da atividade física, têm levado à deterioração nutricional com aumento da prevalência de excesso de peso. Esse problema a princípio restrito à América do Norte e ao Oeste da Europa se tornou pandêmico e, atualmente, atinge também países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, principalmente nos centros urbanos


FATORES QUE INFLUEM NA ESTATURA
O crescimento é oproduto de contínuas e complexas interações entre fatores hereditários e ambientais (7,15).
Quando a criança cresce em condições favoráveis, sua estatura final se correlaciona bem com a estatura de seus pais, manifestando assim sua herança genética (16). Ao nascimento a estatura da criança reflete as condições vividas no útero materno, por isso até os dois anos, a estatura da criança não serelaciona com a de seus pais (11). A partir desta idade, e durante toda a infância, a correlação entre a estatura da criança e a de seus pais é moderada (r= 0,5), caindo posteriormente durante a adolescência devido à grande variabilidade em relação à época em que esta se estabelece. Se, durante a infância, a estatura da criança pode ser estimada pela média entre a estatura de seus pais, durante a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Centro de Treinamento de Ginastica Artistica
  • 2 Ginástica artística estatura e mitos
  • O medo na Ginástica Artística: treinamento e competição
  • Revisão de Literatura Sobre Taninos
  • revisão de literatura sobre alongamento passivo
  • Revisão de literatura sobre florestas plantadas
  • Ginástica artística
  • Ginastica Artistica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!