Mitologia e Filosofia

Páginas: 3 (676 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2013

1 - Diferencia Mitologia de Filosofia.
Um mito é uma narrativa tradicional com carácter explicativo e/ou simbólico, profundamente relacionado com uma dada cultura e/ou religião. A Filosofiaprocura, através de discussões, reflexões e argumentos, saber e explicar a realidade com razão e lógica enquanto que o mito não explica racionalmente a realidade, procura interpretá-la a partir delendas e de histórias sagradas, não tendo quaisquer argumentos para suportar a sua interpretação.

2 - Caracteriza a religião egípcia.
A religião no Egito Antigo era marcada por várias crenças,mitos e simbolismos. A prática religiosa era muito valorizada na sociedade egípcia, sendo que os rituais e cerimônias ocorriam em diversas cidades. A religião egípcia teve grande influência em váriasáreas da sociedade.

3 - O que é a "esfinge" ?
Esfinge é uma imagem icônica de um leão estendido com a cabeça de um falcão ou de uma pessoa, inventada pelos egípcios do império antigo tambémpresente na mitologia grega.

4 - Cite os principais Deuses e suas funções?
Zeus - É o deus principal, governante do Monte Olimpo. Rei dos deuses e dos homens, era o sexto filho de Cronos. Comoseus irmãos, deveria ser comido pelo pai, mas a mãe deu uma beberagem a Cronos e este vomitou novamente o filho; este e seus irmãos, também vomitados na mesma hora, uniram-se contra o pai, roubaramos raios e venceram a batalha. Os raios, fabricados pelo deus Hefaistos, eram o símbolo de Zeus.
Poseidon - É o deus do mar e dos terremotos, foi quem deu os cavalos para os homens. Apesar disso,era considerado um deus traiçoeiro, pois os gregos não confiavam nos caprichos do mar.
Hermes - Filho de Zeus e mensageiro dos mortais, era também protetor dos rebanhos e do gado, dos ladrões,era guardião dos viajantes e protetor dos oradores e escritores.
Afrodite - Deusa do amor e da beleza, era esposa de Hefaistos e amante de Ares, a quem deu vários filhos (entre eles Fobos =...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!