MITOLOGIA EG PCIA

10230 palavras 41 páginas
MITOLOGIA EGÍPCIA
As fontes para o estudo da mitologia egípcia são variadas, desde templos, pirâmides, estátuas, túmulos até textos. Em relação às fontes escritas, os egípcios não deixaram obras que sistematizassem de forma clara e organizada as suas crenças. Em geral, os investigadores modernos centram-se no seu estudo em três obras principais, o Livro das Pirâmides, o Livro dos Sarcófagos e o Livro dos Mortos.
Mitologia egípcia e religião: No Egito Antigo, as pessoas seguiam uma religião politeísta, ou seja, acreditavam em vários deuses. Estas divindades possuíam algumas características (poderes) acima da capacidade humana. Poderiam, por exemplo, estar presente em vários locais ao mesmo tempo, assumir várias formas (até mesmo de animais) e interferir diretamente nos fenômenos da natureza. As cidades do Egito Antigo possuíam um deus protetor, que recebia oferendas e pedidos da população local. Conheça abaixo uma relação das principais divindades do Egito Antigo e suas características.
Nome do deus (a) - O que representava
Rá - Sol (principal deus da religião egípcia)
Toth - sabedoria, conhecimento, representante da Lua
Anúbis - os mortos e o submundo
Bastet - fertilidade, protetora das mulheres grávidas
Hathor - amor, alegria, dança, vinho, festas
Hórus - céu
Khnum - criatividade, controlador das águas do rio Nilo
Maet - justiça e equilíbrio
Ptah - obras feitas em pedra
Seth - tempestade, mal, desordem e violência.
Sobek - paciência, astúcia.
Osíris - vida após a morte, vegetação
Ísis - amor, magia.
Tefnut - nuvem e umidade
Chu - ar seco, luz do sol.
Geb - terra

Os egípcios eram politeístas. Adoravam vários deuses, em cerimônias patrocinadas pelo estado ou pelo povo. Geralmente os deuses possuíam formas de animais (zoomorfismo) ou uma mistura de homem e animal (antropozoomorfismo). Os nomes no período Pré-dinásticos possuíam deuses pessoas representados por animais da região, como falcões, hipopótamos, crocodilos, leões, chacais e etc. Com a unificação do

Relacionados

  • Mitologia Eg pcia
    1521 palavras | 7 páginas
  • Arqueologia do Velho Testamento Merril F
    115697 palavras | 463 páginas
  • proudhon filosofia da miseria
    207590 palavras | 831 páginas