Mito e Realidade

Páginas: 5 (1117 palavras) Publicado: 5 de março de 2015
1) O objetivo do texto é estudar o mito nas sociedades aonde ele ainda é vivo ou então esteve vivo em um passado recente. Em ambas situações o mito serve como um modelo para o entendimento do comportamento humano. Segundo Bronislav Malinowski (citado por no texto de ELIADE, M. p.23) “O mito, quando estudado ao vivo, não é uma explicação destinada a satisfazer uma curiosidade científica, mas umanarrativa que faz reviver uma realidade primeva, que satisfaz a profundas necessidades religiosas, aspirações morais, a pressões e a imperativos de ordem social, e mesmo a exigências práticas (…)”.

2) Há duas definições de mito no texto. A primeira definição designa o mito como ficção ou ilusão remete ao mundo antigo e a cultura judaico-cristã. Na antiguidade, Xenófanes (cerca de 565-470) foi oprimeiro a criticar e rejeitar as divindades mitológicas dos gregos. Em seguida, os gregos foram progressivamente esvaziando o mythos de seu valor religioso e metafísico. Ao mythos se opõe inicialmente o logos e também posteriormente à história. Já a cultura judaico-cristã descreve como falsidade ou ilusão tudo o que não pode ser justificado pelos dois Testamentos da Bíblia.

A segunda definiçãode mito é utilizada por etnólogos, historiadores de religiões e sociólogos para o estudo de sociedades arcaicas e tradicionais. O mito para esses profissionais é uma história sagrada que descreve como em um tempo primordial ou no princípio dos tempos devido as façanhas das dos Entes Sobrenaturais uma nova realidade se iniciou. A narrativa de um mito sempre descreve como criação de algo começou aser ou foi produzido. É o mito que fundamenta o Mundo e converte a realidade para o que ela é hoje, ou seja, o homem é um ser mortal, sexuado e cultural.

2.1) A mitologia primitiva ou arcaica é que foi descrita por etnógrafos, missionários e viajantes por meio da oralidade e se encontrava viva naquela sociedade visitada no momento que a narração das histórias mitológicas acontece. Ela se opõeas Grandes Mitologias (e.g. mitologia grega, egípicia ou indiana) que foram transmitidas principalmente por meio de textos escritos.

Sociedades arcaicas e tradicionais são aquelas em que a transmissão do saber ocorre por meio da oralidade e ainda conservam uma mitologia que é usada como explicação para a sua realidade presente. Essas populações geralmente sobrevivem da caça, da pesca e daagricultura de subsistência. Tanto o comportamento cotidiano como o conhecimento necessário a sobrevivência dessas pessoas provêm da sua mitologia.

Nas sociedades aonde o mito permanece vivo como meio de explicar a realidade fazem uma distinção muito clara entre a mitologia, ou seja, as “histórias verdadeiras” e as fábulas e contos, ou seja, as “histórias falsas”.

As “histórias verdadeiras” sãoaquelas histórias sagradas cujos protagonistas são Entes Sobrenaturais (e.g. divindades; seres sobrenaturais, celestiais, ou astrais) que estão relacionados com a criação do mundo. Essas histórias sempre se referem a realidade, por exemplo, “o mito cosmogônico é “verdadeiro” porque a existência do Mundo ai está para prová-lo; o mito da origem da morte é igualmente “verdadeiro” porque é provadopela mortalidade do homem, e assim por diante”. (ELIADE, M. p.12)

Já as “histórias falsas” narram aventuras e proezas pouco edificantes e estão relacionadas a um conteúdo profano. Além disso, as “histórias falsas” podem ser contadas em qualquer ocasião e também diante de qualquer audiência. O mesmo não ocorre com as “histórias verdadeiras” que apenas podem ser recitadas em uma época do anoespecífica que é considerada um lapso de tempo sagrado.

Ambos os tipos de história apresentam em comum as seguintes características: elas ocorrem e um passado distante e fabuloso e seus protagonistas não pertencem ao mundo cotidiano. Entretanto os protagonistas das “histórias verdadeiras” são Entes Sobrenaturais sagrados e os protagonistas das “histórias falsas” são heróis ou animais miraculosos. É...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mitos e realidade
  • Mito e realidade
  • mitos e realidades
  • Mito ou realidade
  • Mito e Realidade
  • Mito e Realidade
  • Mito e Realidade
  • mito e realidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!