Misturas Refrigerantes

Páginas: 3 (662 palavras) Publicado: 17 de agosto de 2014
1. INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é apresentar o conceito, exemplos e aplicações práticas dos agentes dessecantes e das misturas refrigerantes. Seus amplos usos na área da química, tanto emlaboratório quanto na indústria, em inúmeras outras aplicações.
A importância dos agentes dessecantes vai desde o seu uso nos laboratórios, como a sílica gel e o sulfato de cálcio, e outros usadospara manter a baixa umidade necessária em vários processos; até no nosso dia-a-dia, por exemplo: o arroz frequentemente usado nos saleiros para manter o sal seco. Veremos como essas substâncias atuam epor que apresentam esta propriedade.
Saúde, segurança, meio ambiente e preocupações com a conservação de energia têm motivado a indústria de refrigeração a melhorar e desenvolver misturasrefrigerantes novas. Veremos também como essas substâncias atuam e suas propriedades.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Misturas refrigerantes
Misturas refrigerantes ou refrigeradoras são aquelas em que a suatemperatura é menor que a temperatura das suas partes. Podemos, também, considerá-las como reações endotérmicas. A mudança de temperatura ocorre por causa do efeito coligativo das substâncias, que varia desubstância para substância por ser uma característica específica.
Por exemplo, substâncias como o nitrogênio e o hélio em sua forma líquida, ambos podem ser utilizados para refrigerar o magnetosupercondutor de um aparelho de ressonância magnética nuclear. Se você dissolver cloreto de amônio (NH4CL) ou cloreto de sódio (NaCl) conseguirá uma mistura líquida com uma temperatura inferior à -17ºC. Quando se adiciona um soluto não-volátil, a mistura tende a abaixar a temperatura de fusão. 
Molecularmente falando, é como se os cristais de água formados fossem quebrados pela interação com íonsdo soluto. Essas experiências são geralmente feitas em copos de isopor, pra tentar isolar ao máximo do ambiente. 
Trata-se de um processo irreversível, que se desenrola à energia constante e é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • refrigerante
  • Refrigerantes
  • Refrigerante
  • Refrigerantes
  • Refrigerante
  • Refrigerantes
  • Refrigerantes
  • Refrigerantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!