Povos hebreus

Páginas: 11 (2522 palavras) Publicado: 17 de agosto de 2014
Origem dos povos hebreus
 Há pouco menos de quatro mil anos, grandes povos viviam às margens do Mediterrâneo na Ásia e na África. Formavam as duas grandes potências: a Caldéia e o Egito. Entre esses dois grandes reinos achavam-se pequenos países: a Síria e Canaã, (esta também chamada Palestina). Diversas tribos viviam alí da cultura e dos produtos dos seus rebanhos, entre as quais se achavamos hebreus que provinham do patriarca Abraão. Este homem e a sua família eram oriundos de Ur da Caldéia, de onde tinham emigrado para a Palestina no décimo nono século antes da nossa era.
   Com a vida de Abraão e de seus descendentes começa a História Santa que a Bíblia nos conservou. As seguintes notas servem apenas para situar estes acontecimentos no curso da história geral do mundo antigo.
  ABRAÃO emigrou para a Palestina na época em que reinava na Caldéia o grande rei Hamurabi. Antes de Abraão é-nos impossível fixar uma data para os acontecimentos mencionados nas Escrituras.
A vida nômade e agrícola das tribos provenientes desta emigração durou cerca de quatrocentos anos. Em seguida, os hebreus, chamados "o povo de Israel", de acordo com o sobrenome dado por Deus ao patriarca Jacó,retiraram-se para o Egito, ocupando a região do delta do Nilo a qual era sem dúvida a mais rica e produtiva de todo aquele país.
   Tornaram-se objeto de exploração da parte dos egípcios que deles se assenhoraram. Pelo ano 1250 A.C, Deus suscitou-lhes um libertador, na pessoa de MOISÉS. Sob a sua guia os hebreus passaram o mar Vermelho para se dirigirem à terra de Canaã. Depois de se deterem porquarenta anos no deserto, os israelitas empreenderam a conquista da PALESTINA pela tomada de Jericó (pelo ano 1200).
   A terra ocupada foi distribuída em doze territórios de acordo com as doze tribos, as quais progressivamente se foram estabelecendo nas montanhas e vales de Canaã. Seguiu-se um período difícil de caracterizar. Os israelitas viviam em lutas contínuas com os antigos moradoresdestas regiões. Este período, chamado dos JUÍZES, durou cerca de 200 anos.  
   O pequeno povo dos hebreus foi-se desenvolvendo aos poucos, até que conseguiu organizar-se como um reino no meio dos seus vizinhos. O último juiz, SAMUEL, que era também um profeta, terminou, depois de muita hesitação, por conceder ao povo a constituição de um REINO. 
   SAUL foi sagrado rei pelo ano 1.000. Ele nuncapassou de um pequeno rei local, sendo seu reino apenas um prelúdio do que estava reservado a DAVI, seu sucessor: Firmar o poder real primeiro sobre a tribo de Judá, e em seguida sobre o conjunto de todas as tribos israelitas.
   A Davi sucede, em 970, SALOMÃO, que organiza o reino de Israel, faz aliança com o Egito e com Tiro e constrói o TEMPLO DE JERUSALÉM.
   Pouco depois de sua morte, sob oreinado de ROBOÃO, em 930, rompe entre as tribos uma dissensão que termina com o CISMA: As dez tribos do Norte separam-se das tribos de Judá e de Benjamim para constituírem um reino independente, o reino de Israel. Esse reino do Norte durará cerca de dois séculos, tendo por capital a cidade de SAMARIA, conquistada em 722 por Sargon II, rei da Assíria.
   O reino de Judá escapou a esta catástrofe econtinuou a existir sob a forma de um estado-tampão entre duas potências rivais: O Egito e a Assíria (Que viria ser subjugada pela Babilônia).
   O rei Josias, em 622, empreende uma vasta reforma religiosa e social, cujos efeitos foram de breve duração. O reino de Judá foi declinando aos poucos até a expedição de NABUCODONOSOR que em 598 se apodera de Jerusalém.
   O conquistador transforma aJudéia em estado vassalo, deporta para Babilônia uma parte da população e estabelece um vice-rei: Sedecias. Mas, como este se revoltou, Nabucodonosor toma uma segunda vez a cidade de Jerusalém e a incendeia em 589. A quase totalidade da população foi então deportada para a Mesopotâmia, ficando o país conquistado sob a administração de um governo Caldaico (Caldeu).
   O EXÍLIO dos israelitas durou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • povos hebreus
  • O povo hebreu
  • O POVO HEBREU
  • Bens e povo hebreu
  • Origem do povo hebreu
  • Direito do povo hebreu
  • História do povo hebreu
  • A CONSTITUI O DO POVO HEBREU

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!