missa

Páginas: 14 (3329 palavras) Publicado: 26 de fevereiro de 2015
Significado dos gestos e posições

+ SENTADO: É uma posição cómoda, uma atitude de ficar à vontade para ouvir e meditar, sem pressa.
+ DE PÉ: É uma posição de quem ouve com atenção e respeito. Indica a prontidão e disposição para obedecer. 
+ DE JOELHOS: Posição de adoração a Deus, diante do Santíssimo Sacramento e durante a consagração do pão e vinho.
GENUFLEXÃO (ajoelhar-se): É um gestode adoração a Jesus na Eucaristia. Fazemos quando entramos na igreja e dela saímos, se ali existir o Sacrário com Jesus. (A lâmpada acesa é sinal da presença de Jesus).
+ iNCLINAÇÃO: Inclinar-se diante do Santíssimo Sacramento é sinal de adoração.
+ MÃOS LEVANTADAS: É atitude dos orantes. Significa súplica e entrega a Deus.
+ MÃOS JUNTAS: Significam recolhimento interior, busca de Deus, fé,súplica, confiança e entrega da vida.
+ SILÊNCIO: O silêncio ajuda o aprofundamento nos mistérios da fé. Fazer silêncio também é necessário para interiorizar e meditar, sem ele a Missa seria como chuva forte e rápida que não penetra na terra.

Canto Litúrgico
A liturgia inclui dois elementos: o divino e o humano. Ela leva-nos ao encontro pessoal com Deus, tendo como Mediador o próprio Cristo, quenascido de Maria, reúne em Si a Divindade e a Humanidade. Portanto, a Missa é mais do que um conjunto de orações: ela é a grande Oração do próprio Jesus, que assume todas as nossas orações individuais e colectivas para nos oferecer ao Pai, juntamente com Ele.  
O canto na Missa está ao serviço do louvor de Deus e da nossa santificação. Não é apenas para embelezar a Missa, mas para nos ajudar arezar. E cada canto deve estar em sintonia com o momento litúrgico que se celebra. 
O canto penitencial deve nos ajudar a pedir perdão de coração arrependido; o canto do Ofertório deve nos ajudar a fazer a nossa entrega a Deus; o canto da Comunhão deve nos colocar em maior intimidade com Deus e expressar a nossa adoração e acção de graças.

O Sacerdote
O Concílio Vaticano II diz que o padreactua "in persona Christ", isto é, em lugar da pessoa de Jesus. O padre é presbítero e profeta. Como sacerdote, administra os sacramentos, preside ao culto divino e cuida da santificação da comunidade. Como profeta, anuncia o Reino de Deus e denuncia as injustiças e tudo o que é contra o Reino; como presbítero, o padre administra e governa a Igreja.

As Partes da Celebração: 
1.    Entrada esaudação 
2.    Acto Penitencial e hino de louvor 
3.    Liturgia da Palavra 
4.    Profissão de Fé 
5.    Oração dos fiéis 
6.    Liturgia Eucarística 
7.    Rito da comunhão 
8.    Ritos finais 
 
O significado e o valor de cada parte



1. Entrada e Saudação
Na entrada a Comunidade recebe o celebrante, ao mesmo tempo que responde: "Eis-me aqui Senhor!", vim para atender o vosso convite,vim para louvar, agradecer, bendizer, adorar e estou inteiramente ao teu dispor.
Na saudação inicial o Sacerdote ou Ministro da Eucaristia, invoca a Santíssima Trindade, onde Jesus já se faz presente na celebração, pois Ele mesmo disse: "Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, ali estarei Eu no meio deles".
Livres das preocupações mundanas, neste momento e neste lugar sagrado que é aigreja, o ser humano torna-se iluminado na medida em que se coloca totalmente nas mãos de Deus e se entrega a um momento sagrado de união com os irmãos e com a Santíssima Trindade.

O SINAL DA CRUZ
Vai começar a Celebração. É o nosso encontro com Deus, marcado pelo próprio Cristo. Jesus é o orante máximo que assume a Liturgia oficial da Igreja e consigo a oferece ao Pai. Ele é a cabeça e nós osmembros deste corpo. Por isso incorporamo-nos n’Ele para que a nossa vida tenha sentido e a nossa oração seja eficaz.
Durante o canto de entrada, o padre acompanhado dos ministros, dirige-se ao altar. O celebrante faz uma inclinação e depois beija o altar. O beijo tem um endereço: não é propriamente para o mármore ou a madeira do altar, mas para Cristo, que é o centro da nossa piedade.
O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A missa
  • missa
  • MISSA
  • Missa
  • missa
  • Missa
  • missa
  • Missa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!