MinistracaoFesta Das Luzes

Páginas: 3 (528 palavras) Publicado: 29 de junho de 2015
NÃO É A MINISTRAÇÃO – É PARA VOCÊ SABER OCOMO COMEÇOU A FESTA DE RANUKA
Como surgiu essa festa?
Conta a história que o imperador selêucita, Antiochus Epiphanes (175-163 a.C.), conquistou o domíniosobre a região do Oriente Médio e investiu fortemente contra toda a região da Judéia, impondo os costumes, as tradições, a religião e o pensamento grego helenístico. Para os judeus, ele proíbiu acircuncisão, a observância do Shabat, todas as restrições de comida (Kashrut), e determinou que apenas porcos poderiam ser sacrificados no Templo. Ele mesmo, num gesto de desrespeito e profanação, ofereceum porco como sacrifício a Zeus, no interior do templo, no Santo dos santos. Todos os utensílios do interior e exterior do templo são retirados, e o local passa a ser mais um templo do deus gregoZeus.
Certo dia, um oficial sírio ordenou que Matitiahu Ha Macabí (Matheus, o Martelo), cabeça de uma importante família de sacerdotes do Templo, oferecesse um porco no altar. Matitiahu, juntamente comseus cinco filhos, deram início a uma revolta judaica, matando o oficial sírio e todos os seus soldados. Sob a liderança de Matitiahu, outros judeus aderiram à revolta. Por oito anos, o exército dosMacabeus lutou pela libertação de Jerusalém e de Israel. Após a morte de Matitiahu, seu terceiro filho, Yehuda Há Macabí (Judá, o Macabeu), assumiu o controle da revolta e levou o exército dos Macabeusà vitória sobre o exército greco-sírio no ano de 165 a.C.
Livres, então, do domínio e da ocupação do exército greco-sírio, os macabeus deram início à purificação do Templo em Jerusalém. Recebendo deDeus essa vitória, e vendo a destruição do Santuário, os macabeus rasgaram suas vestes e lançaram-se em terra, clamando ao Eterno. Reconstruíram o altar, fizeram uma nova Menorá (candelabro), emboranão de ouro, pois a antiga havia sido levada pelos sírios, e limparam a casa de Deus de toda contaminação. No dia 25 do mês de Kislev, no ano 162 a.C., eles realizaram, com grande celebração, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • luzes e sombra
  • Luz das luzes
  • O Século das Luzes
  • Luzes da educação
  • seculo das luzes
  • seculo das luzes
  • luzes e cores
  • seculos das luzes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!