Minerais do solo

Páginas: 2 (479 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Minerais do solo

Os compostos inorgânicos, ou minerais, compõe a maior parte da fase sólida dos solos (exceto nos Organossolos). Esses minerais podem ser de dois tipos fundamentais: cristalinos,compostos por átomos arranjados conforme um padrão tridimensional ou periódico, e amorfos, os quais não possuem qualquer arranjo tridimensional dos átomos constituintes.
Nos solos, a classe deminerais mais importante é a dos filossilicatos (argilominerais), os quais possuem o maior impacto sobre suas carcterísticas físicas e químicas 1 . Esses minerais são classificados em três categorias, deacordo com o número de camadas tetraedrais e octaedrais. As camadas tetraedrais possuem como célula unitária um tetraedro composto por um íon Si+4 coordenando 4 íons O-2. Já nas camadas octaedrais, acélula unitária consiste num íon Al+3 coordenando 6 íons O-2. As categorias sâo: 1:1, 2:1 e interestratificados.
Dentre os argilominerais 1:1 pode-se citar a caulinita e a haloisita. Os principaisrepresentantes dos argilominerais 2:1 são a Esmectita, a Vermiculita, a Mica e a Ilita. Já um mineral interestratificado é aquele que apresenta a combinação de duas ou mais das configurações anteriores.Embora a maioria dos solos Brasileiros sejam predominantemente cauliníticos, indicando tratar-se de solos bastante intemperizados, alguns estudos 2 3 4 têm constatado a presença simultânea econtraditória de gibbsita, caulinita, interestratificados e argilominerais 2:1 com polímeros de hidróxi-Al (2:1HE) em solos ácidos e dessaturados.
Os minerais que formam o granito

Uma rocha é formada de um oumais minerais. A maioria das rochas compõe-se de vários tipos de minerais. Minerais são elementos ou compostos químicos, geralmente sólidos, encontrados naturalmente no planeta.

Há mais de doismil tipos diferentes de minerais. Eles são formados pela união de vários tipos de átomos, como silício, oxigênio, alumínio, cálcio e ferro. As diferenças entre os minerais devem-se aos diferentes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SOLOS MINERAIS
  • Composição da fase mineral do solo
  • Relação entre o Ouriço e o Solo/Minerais
  • Mecânica do Solos I
  • Lodo de esgoto e fertilizante mineral sobre parâmetros do solo e de plantas de trigo
  • Avaliação do perfil mineral em diferentes amostras de arroz: um estudo da influência do solo e cultivo.
  • ESTUDO DO USO DE CINZAS DE CARVÃO MINERAL NA FABRICAÇÃO DE TIJOLOS DE SOLO-CIMENTO
  • Minerais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!