Cobalto

Páginas: 7 (1558 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Introdução
Derivado do alemão Kobold que significa gnomo ou duende. Foi descoberto em 1735 por Georg Brandt em Stockholm, Suécia por redução de um mineral de cobalto pela técnica conhecida como “ Ensaio de Fogo”. É um metal brilhante, duro, parecido como ferro e resistente a oxidação. Seus sais são rosados em solução aquosa ou na forma hidratada e se tornam azuis quando aquecidos após perderemágua. O metal apresenta ferromagnetismo como o ferro. Atualmente é obtido por eletrólise da solução de sulfato de cobalto.
O Co, número atômico 27 (27 prótons e 27 elétrons) e massa atómica 59, é um metal de transição situado no grupo 9 da Classificação Periódica dos Elementos encontrado em temperatura ambiente no estado sólido.
É utilizado para a produção de super ligas usadas em turbinas degás de aviões, ligas resistentes a corrosão, aços rápidos, carbetos e ferramentas de diamante. O Co-60,radioisótopo é usado como fonte de radiação gama em radioterapia e esterilização de alimentos.















Desenvolvimento
O cobalto é um metal duro, ferromagnético, de coloração branca azulada. Normalmente é encontrado junto com o níquel, e ambos fazem parte dos meteoritosde ferro. É um elemento químico essencial para os mamíferos em pequenas quantidades. O Co-60, um radioisótopo, é um importante traçador e agente no tratamento do câncer
Constitui apenas 0,001% da crosta terrestre, onde se apresenta em pequenas quantidades ou associado a outros elementos, em minerais como a a cobaltita. Está presente também no solo e na água do mar, e faz parte de moléculasimportantes para o metabolismo animal, como a vitamina B12.
Devido a sua elevada permeabilidade magnética, mesmo em altas temperaturas (até 1.121º C), é especialmente empregado na produção de ligas magnéticas, utilização que consome cerca de um quarto da produção mundial.
O restante é destinado à fabricação de peças de precisão e de ligas especiais para odontologia, ou como matéria-prima na indústriade cerâmica. Um dos principais sais de cobalto é o sulfato CoSO4, empregado em processos de galvanoplastia, na preparação de agentes secantes e na fertilização de pastagens. Outros sais de cobalto têm importantes aplicações na produção de catalisadores, secantes, etc.
Na natureza é encontrado somente o isótopo de peso atômico 59, mas pode-se obter o isótopo Co60. Radioativo, que constitui a basedas bombas de cobalto utilizadas na terapia de câncer. No Brasil, existem concentrações de óxidos de cobalto em Niquelândia, GO.


Propriedades físicas e químicas do cobalto:

Número atômico:
27
Peso atômico:
58,9332
Ponto de fusão:
1.495º C
Ponto de ebulição:
2.908º C
Densidade: (20º C)
8,9 g/cm3
Estados de oxidação:
+2, +3
Configuração eletrônica:
2.8.25.2 ou (Ar) 3d74s2Aplicações
O cobalto não é um elemento muito abundante mas está bastante distribuído nas rochas, no mar, em águas minerais, no carvão, nos meteoritos e em atmosferas estelares. Praticamente todo o cobalto que se produz no mundo provém do tratamento de minérios complexos de outros elementos, nomeadamente de cobre e níquel.
Mineração
O cobalto é encontrado ao se minerar a terra, que contémminérios, incluindo elementos metálicos. A mineração ocorre a partir de detonações ou escavações em rochas com pás e picaretas para se extrair o minérios das mesmas. Em seguida se processa o cobre ou níquel para encontrar o cobalto ao se triturar o minério em trituradores cônicos, utilizando separadores magnéticos para separar o cobre ou níquel, e reduzir sua granulometria em moinhos de bolas.
SoloNo solo, o metal geralmente apresenta baixa mobilidade e forte adsorção, porém a adsorção é aumentada em solos ácidos. A precipitação mineral e a adsorção são dois processos que limitam as concentrações do metal na água.
O pH do solo tem uma forte influencia sobre a disponibilidade de Cobalto para as plantas, sendo mais disponível a pHs mais baixos. A presença de matéria orgânica facilita o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cobalto
  • O cobalto
  • Cobalto
  • Cobalto
  • Cobalto
  • Cobalto
  • Cobalto
  • Cobalto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!