Mineirais Argilosos

Páginas: 11 (2566 palavras) Publicado: 3 de abril de 2014
Os Minerais Argilosos
Pércio de Moraes Branco 
Quando se fala em minerais, normalmente vem-nos à mente a imagem de substâncias sólidas, duras, algumas de brilho metálico como os minérios de chumbo, prata, ferro, manganês, etc. Ou então, podemos nos lembrar das pedras preciosas, de exuberante beleza por suas cores, brilho e transparência.
Há, porém, um importante grupo de minerais que não sãonada disso e dos quais quase ninguém se lembra. São os minerais argilosos, importante e complexo grupo de pelo menos 41 silicatos, principalmente de alumínio, às vezes com magnésio e ferro. Como veremos, eles não são formados por processo vulcânicos, nem pelas altas pressões e temperaturas comuns na formação das rochas metamórficas, mas sim pelo intemperismo, conforme se verá adiante.

Argila eminerais argilosos


     Argila é o nome dado a um sedimento formado por partículas de dimensões muito pequenas, abaixo de 1/256 milímetros (4 micrômetros) de diâmetro. Esse sedimento pode ser formado por apenas um mineral argiloso, mas o mais comum é ser formada por uma mistura deles, com predomínio de um. Todos, porém, são filossilicatos - ou seja, silicatos que formam lâminas -, de baixadureza, densidade também relativamente baixa e boa clivagem em uma direção.
Rochas argilosas como folhelho e siltito são também incluídos neste conceito no comércio desses materiais.

Erosão e intemperismo


     As rochas ígneas e metamórficas são formadas sob condições físico-químicas completamente diferentes daquelas existentes na superfície terrestre. Isso significa que as rochas quevemos estão em condições de desequilíbrio termodinâmico e, por isso, sofrem transformações profundas na presença da água e do ar.
     A ação da água corrente, ventos, geleiras, seres vivos e da gravidade desagrega as rochas, fenômeno conhecido como erosão. Os detritos assim produzidos podem ser transportados e depositados em outro local, onde irão gerar, após milhões de anos, uma rocha sedimentar.     O conjunto erosão mais transporte e deposição constitui o que se chama de intemperismo. E é ele quem forma os minerais argilosos.
     O intemperismo, portanto, é um conjunto de processos químicos, físico e bioló-gicos que, em conjunto, atuam sobre as rochas expostas ao ar e à água. Normalmente predomina um desses processos, daí se falar em intemperismo químico, intemperismo físico eintemperismo biológico, este o menos atuante dos três.
     O intemperismo físico tem como principal agente as mudanças de temperaturas. O quartzo e o feldspato, dois dos minerais mais comuns nas rochas, têm coeficientes de dilatação muito diferentes. O quartzo, sob ação do calor do Sol, aumenta seu volume três vezes mais que o feldspato, e isso gera tensões nas rochas, o que acaba gerando fraturas.Além disso, em climas muito frios, a água infiltrada na rocha pode congelar e, com isso, dilatar-se, gerando também fraturas, pois essa força de dilatação é também muito forte.
     O intemperismo químico tem como agente principal a água com elevado teor de gás carbônico dissolvido e ácidos húmicos que resultam da decomposição de vegetais. Nessas condições, a água promove uma série de reaçõesquímicas que alteram as rochas.
O intemperismo biológico tem uma ação mais moderada e se manifesta a através da ação, por exemplo, de raízes, que penetram nas rochas e são também capazes de gerar fraturas. Há bactérias que podem também ser muito atuantes, quando as condições são redutoras.
A intensidade da ação intempérica depende do clima. O intemperismo é muito mais acentuado, por exemplo, emclimas e úmidos do que em climas secos. Por outro lado, a resistência dos minerais à sua ação também é variável. Olivinas e piroxênios são minerais que se alteram mais facilmente que as micas, e o quartzo não se altera nem física nem quimicamente. Mas, ao fim de um processo de intenso intemperismo, restam de uma rocha apenas quartzo (sílica livre) e argilas. Assim, pode-se dizer, de um modo geral,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mineirais
  • mineirais
  • Solos Argilosos
  • Filitos argilosos
  • Solo Argiloso
  • Mineirais, geomorfologia
  • Materiais Argilosos
  • Solo argiloso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!