Cap 8 Decifrando a Terra Fichamente

4040 palavras 17 páginas
O capítulo 8 do livro “Decifrando a Terra”, organizado por Wilson Teixeira, Thomas Rich, M.Cristina Motta e Fabio Taiolli, tem como tema o intemperismo e a pedogênese e foi escrito por Barros de Oliveira, Adolpho José Melfi, M. Cristina Motta e Sonia Maria.
O Intemperismo é a alteração química e física das rochas devido a processos exógenos, podendo ser de responsabilidade fatores: químicos, físicos e biológicos.
As maiorias das rochas que conhecemos são formadas em um ambiente de pressão e temperatura abruptamente elevada, desse modo às rochas se encontram muito instáveis quanto expostas a uma atmosfera úmida e biologicamente ativa. A água é o principal fator do intemperismo devido ao processo de mistura com os sais do solo e o CO2 atmosférico ela se torna ácida e causa corrosão e modificações nos minerais das rochas ao entrar em contato por clavas que são decorrentes do intemperismo físico.
No intemperismo físico as rochas sofrem decorrentes modificações nos diferentes tipos de ambientes, e as transformações físicas estão ligadas principalmente a temperaturas, ambientes e a cristalização de sais. As clavas que são fissuras decorrentes da separação dos grãos e ate mesmo de processos intempéricos, promovem a abertura para a entrada de fatores produtivos no intemperismo físico, como a água. A água em ambientes mais frios pode promover o que chama – se de dilatação térmica. Que promove um aumento ou alargamento da massa de água assim aumentando a fissura e a separação da rocha. Os fatores biológicos no intemperismo físico como as plantas podem promover também essas quebras, devido crescimento das raízes causando as juntas de alivio que são os alívios de pressão entre raízes e solo.
A cristalização de sais é ocasionada pelo sal trazido pela maresia, que se cristaliza nas pequenas fraturas (fissuras) dos minerais, desenvolvendo pressões que ampliam o efeito desagregador. A grande parte dos minerais gerados em profundidades torna – se

Relacionados