Minas E A Imposi O Do Estado FICH

1388 palavras 6 páginas
SEMINÁRIO MAIOR IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA
CURSO DE FILOSOFIA – 3º Período

FICHAMENTO
Minas e a imposição do Estado

Rogério Pinheiro de Oliveira

Montes Claros – MG
Março de 2015

Minas e a imposição do Estado
O setecentos tem na História do Brasil importância especial do ângulo político. É no século XVIII que se define com maior rigor a administração portuguesa, com o fortalecimento do Estado, antes dividido e frágil.
Ao longo do terceiro século país amadurece, começa a diferir o que é o que é típico de sua fisionomia. É que ainda é tímido o que se verifica que vai ser depois diferenciada da que lhe deu origem. neste breve ensaio não se pretende tratar de um aspecto, mas realçar a novidade das instituições políticas, com seu fortalecimento ao longo de cem anos, na caracterização do que foi o estado."
Se quiséssemos designar cada século da nossa história por um epíteto aproximado, pernambuco ao XVI, o de baiano-paulista ao hino de mineiro ao XVIII".
A expressão "pólo de desenvolvimento" ou "de tornou-se comum entre economistas quando se colocou o estudo das áreas subdesenvolvidas. Certos, núcleos são reconhecidamente dominantes, exercem influência sobre outros, cujo progresso oi estagnação resulta do sistema em que se integram e cujo eixo é um centro ou pólo. Entendemos por polo um centro e radiador de influências, que acaba poratingir ou mesmo mudar outras áreas.
Quando se diz que minas é o pólo de desenvolvimento do século XVIII o que se deseja fixar que o núcleo mais importante, configurando fisionomia determinada e que acaba por exercer influência nas demais. Assim é que sua economia é original - não é agrícola mas mineradora.
A sociedade das minas se distingue pelo caráter de luta permanente, de aventura, que todos querem ou enriquecimento com o desrespeito das normas fixadas. Sua é interminável série de rebeliões em que se manifestam índios contra o invasor, negros contra os senhores, brancos contra as autoridades.
Do

Relacionados