Minas de Ouro de Castromil

814 palavras 4 páginas
O lugar de Castromil, localizado na zona NW de Portugal, 23 km a Oriente da cidade do Porto, faz parte do distrito do Porto, concelho de Paredes e freguesia de Sobreira. As minas de ouro situam-se num pequeno monte alongado coberto por matos e árvores (principalmente pinheiros, giestas e eucaliptos), a Norte do rio Sousa e da linha do caminho-de-ferro do Douro.
O jazigo aurífero de Castromil foi explorado no passado, pelo menos desde o tempo dos Romanos, estando as marcas desses trabalhos antigos preservadas no local.
A riqueza em minério no subsolo da Península Ibérica, particularmente no Noroeste Peninsular, foi determinante para expedições de vários povos que possibilitaram a sua identificação, localização e consequente exploração.
As evidências arqueológicas testemunham que, pelo menos, há cerca de 2000 anos, os Romanos desenvolveram actividades de extracção aurífera no concelho de Paredes, designadamente no Couto das Banjas, na Serra de Quinta e nas Covas de Castromil, da freguesia da Sobreira, transformando a exploração numa indústria extractiva sistemática assente numa complexa estrutura política, económica e social.
Durante o domínio romano o regime de propriedade das minas era normalmente estatal e de exploração directa, como em Três Minas (Vila Pouca de Aguiar), ou arrendadas a particulares, como testemunha o regulamento inscrito em placas de bronze das Minas de Aljustrel.
As Covas de Castromil, designação popular, correspondem, conforme o próprio nome indica, à existência de grandes covas/buracos (cortas) resultantes das técnicas de extracção utilizadas pelo romanos, que decorrem do desmonte a céu aberto de grandes quantidades de rocha.
As explorações mineiras Romanas subterrâneas evidenciam um desmonte de vários filões, nos quais ainda se podem ver hoje dezenas de concavidades onde estariam instalados equipamentos de iluminação, muito provavelmente lucernas.
Parece ter sido utilizado o método de exploração seguido de enchimento (que

Relacionados

  • Minas de Castromil
    8071 palavras | 33 páginas
  • valongo a sua historia
    3188 palavras | 13 páginas
  • Exploração Mineira
    1185 palavras | 5 páginas
  • ARS NIO
    10859 palavras | 44 páginas