Mimp 01

1229 palavras 5 páginas
1. INTRODUÇÃO
A mídia impressa, desde sua criação, ajudou a melhorar a divulgação de pensamentos e fatos, e também o arquivamento da história do homem. Antecedida pelos famosos manuscritos, sanou uma questão problemática destes: o difícil acesso aos materiais escritos por sua dificuldade de produção e consequente limitação de volumes. Com ela tornou-se possível a disseminação de ideais em territórios mais abrangentes e em períodos diferentes de tempo; foi possível denunciar abusos cometidos por governantes de modo anônimo, sem que se corresse o risco de ser perseguido pelos mesmos; foi possível maximizar o número de alfabetizados mundialmente devido à maior acessibilidade aos materiais, agora impressos massivamente.
Em campo de comunicação, fora conterrânea de sua forma mais primitiva, a comunicação oral, que se complementou através do meio impresso, e seguiu auxiliando o mesmo, como ainda ocorre atualmente.
Hoje em dia, a mídia impressa é formada por materiais diversos, sejam eles mais voltados à leitura propriamente dita, ou à propaganda de algum produto. Pode-se aí listar revistas, jornais e livros como meios para leitura, e folders, panfletos, folhetos, banners, outdoors, malas-diretas, como meios mais adequados a mera divulgação publicitária.
O trabalho focar-se-á principalmente nas revistas e nos jornais, já que os mesmos costumam englobar também algumas características dos demais, principalmente nas páginas destinadas às propagandas; desse modo poderá ser realizada uma análise mais profunda da linguagem por estes utilizada, ao mesmo tempo em que serão vistas características comuns também aos demais.

2. HISTÓRIA DA IMPRESSÃO

Quando o assunto é a história da impressão, os dados são confusos e as datas imprecisas. As técnicas mais antigas datam, segundo estudos, do primeiro milênio, mas havendo uma grande diferença em séculos entre um autor e outro. Por isso, com o intuito de evitar possíveis conflitos temporais, tomamos como base o trabalho de Asa Briggs e

Relacionados

  • Pap_Primeira_Entrega
    15090 palavras | 61 páginas
  • Optica Moderna
    81198 palavras | 325 páginas
  • Cornwell
    118924 palavras | 476 páginas