Milogia egipicia

263 palavras 2 páginas
Mito de criação do mundo

O Mito da Criação

Os primeiros filhos de Rá foram Shu (deus do ar) e Tefnut
(deusa da umidade). Como é comum nesta mitologia, os irmãos formaram uma casal e tiveram como filhos Geb (deus da terra) e Nut (deusa dos céus). Ao nascer, os netos de Rá se juntaram num abraço, formando outro casal.

Rá não gostou muito desta história e ordenou a Shu que ele separasse os filhos. Este empurrou Nut para cima e pressionou
Geb para baixo. Enquanto Nut se tornava o céu que cobre o mundo, Geb virou a terra em que vivemos. E Shu permaneceu entre os filhos, representando o ar que as pessoas respiram.

Vida após a morte

Julgamento Final

Toda pessoa ao morrer era recebida pelo deus Ánubis. Ele tinha a missão de pesar o coração dos mortos em uma balança, uma espécia de avaliação de como a pessoa havia se comportado em vida.

Após ter o coração pesado, o morto era encaminhado para um julgamento final perante Osíris, que o questionava sobre diversas passagens da vida. Nessa conversa, Osíris podia até aliviar a punição de quem tivesse o coração reprovado na balança.

Os aprovados viveriam para sempre em um paraíso similar a terra na companhia dos deuses. Os reprovados eram devorados por Amnut, deusa representada pelos três animais mais temidos no Egito: ela tinha cabeça de crocodilo e corpo com partes de leão e de hipopótamo.

Relacionados