Milagre Brasileiro e o II PND

Páginas: 13 (3034 palavras) Publicado: 13 de maio de 2014
INSTITUTO METROPOLITANO DE ENSINO – IME
FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS – FAMETRO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO












O MILAGRA BRESILEIRO – AUGE E CRISE
O II PND – Fim de um ciclo










Manaus
2014
CAROLINE KATHLEEN DE CARVALHO FREITAS
DARLEN DOS SANTOS PEREIRA
JESSICA BASTOS DO NASCIMENTO
LEIDIANE SOUZA SANTOS
MARINILDE NASCIMENTO RIBEIRO
SILANI DEALMEIDA MONTEIRO









O MILAGRA BRESILEIRO – AUGE E CRISE
O II PND – Fim de um ciclo










Manaus
2014
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3
1 O MILAGRE BRASILEIRO - AUGE E CRISE 4
1.1 A expansão da economia mundial e a economia brasileira entre o pós-guerra e os anos 1970 5
1.2 Financiamento externo necessidade ou conveniência? 5
1.3 As contradições do milagre – aquestão social 5
1.4 Os limites estruturais do crescimento dependente 6
2 O II PND – FIM DE UM CICLO 7
2.1 O II PND (1975-1979) – A “fuga para a frente” 7
2.2 O financiamento externo – a reciclagem dos “petrodólares” 8
2.3 Os limites do II PND 8
2.4 A desaceleração e o alongamento do II PND – A colheita nos anos 1980 9
CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11











INTRODUÇÃO
OMilagre Brasileiro é resultado de um conjunto de medidas governamentais que elevaram o crescimento do Brasil durante o período da Ditadura Militar, mais precisamente durante os anos 1969 e 1973, no mandato do general Emílio Médici.
O período da História do Brasil entre os anos de 1969 e 1973 foi marcado por forte crescimento da economia. Nesta época o Brasil era uma Ditadura Militar, governado pelogeneral Médici. O termo “milagre” está relacionado com este rápido e excepcional crescimento econômico pelo qual passou o Brasil neste período. Este crescimento foi alavancado pelo PAEG (Programa de Ação Econômica do Governo) implantado em 1964, durante o governo de Castelo Branco. 
O II Plano Nacional de Desenvolvimento, também chamado II PND (1975 -1979), foi um plano econômico brasileiro,lançado no final de 1974. Foi instituído durante o governo do general Ernesto Geisel e tinha como finalidade estimular a produção de insumos básicos, bens de capital, alimentos e energia. Ele foi uma resposta à crise econômica decorrente do primeiro choque do petróleo, no fim do chamado "milagre econômico brasileiro", período de 6 anos consecutivos com taxas de crescimento superiores a 10% ao ano. Osministros João Paulo dos Reis Velloso, Mário Henrique Simonsen e Severo Gomes foram os principais arquitetos do plano, extremamente ambicioso, que visava enfrentar os problemas advindos do choque do petróleo e da crise internacional decorrente. Foi o último grande plano econômico do ciclo desenvolvimentista e provavelmente, o mais amplo programa de intervenção estatal na economia do país.1 O MILAGRE BRASILEIRO - AUGE E CRISE
Entre os anos 1968 a 1973 é chamado de milagre econômico devido ao intenso crescimento do PIB e da produção industrial. Houve predominância dos setores produtores de bens duráveis e de bens de capital, e também de capital estrangeiro na forma de investimento direto e empréstimos, esses endividamentos geraram a crise dos anos 80.
Ao mesmo tempo emque ocorreu crescimento econômico, agravaram-se questões sociais e o Brasil ficou mais dependente de capital externo.
1.1 A expansão da economia mundial e a economia brasileira entre o pós-guerra e os anos 1970
Entre o pós-guerra e meados dos anos 1970 é conhecido como os trinta anos gloriosos da economia capitalista. Milagres econômicos: Anos 1950 – alemão e japonês; Anos 1960 – Espanha,Formosa, entre outros.
Esses milagres econômicos provocam um intenso crescimento dos fluxos mundiais de comércio e de capitais financeiros, possibilitando crescimento industrial mesmo em países subdesenvolvidos.
No governo de Costa e Silva, Antônio Delfim Netto liderou uma equipe econômica e continuou durante a Junta Militar. Delfim Netto verificou que a solução para a queda da inflação seria a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O milagre econômico e o ii pnd
  • O “milagre” econômico e o ii pnd
  • II pnd
  • II PND
  • Ii pnd
  • II PND
  • II pnd
  • II PND

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!