Mielopatia Associada Ao V Rus Linfotr Pico Humano

267 palavras 2 páginas
Mielopatia associada ao vírus linfotrópico humano (HTLV-1)
A mielopatia associada ao HTLV-1 (HAM), também conhecida como paraparesia espástica tropical (TSP), é uma doença desmielinizante crônica progressiva que afeta a medula espinal e a substância branca do cérebro. Menos de 5% dos portadores crônicos do HTLV-1 desenvolverão essa complicação.
O acometimento da medula espinal pelo vírus HTLV-1 determina o aparecimento de síndrome clínica grave em decorrência das limitações motoras que acometem os membros inferiores, somadas à disfunção autonômica associada. Adquire-se a doença através de transmissão horizontal (transfusão sanguínea, contato sexual, uso comum de seringas contaminadas em droga-adictos) ou vertical, através do aleitamento materno.
Os distúrbios da marcha, a fraqueza, o enrijecimento dos membros inferiores e o comprometimento do equilíbrio dinâmico constituem os principais sinais e sintomas de apresentação da doença, que acaba restringindo o portador de enfrentar os desafios das atividades da vida diária. Os ganhos possíveis com o tratamento ( reabilitação), se possível é conduzido em hospital especializado, melhoram a qualidade de vida e diminuem a morbidade da doença. Os exercícios ativos ou passivos melhoram a espasticidade e o equilíbrio e preservam a integridade articular. Ao melhorar a deambulação, utilizando-se órteses e aparelhos reabilitadores, restitui-se o indivíduo ao convívio de sua família e promovendo o seu melhor desempenho, favorecendo a adaptação do paciente às exigências da comunidade. O indivíduo confinado à cadeira-de-rodas aprende a se locomover com desenvoltura, a se transferir sozinho da cadeira para outros locais ( cama, banheiro, poltrona), promovendo a sua independência, aumentando a autoestima que resulta em facilitar a sua mobilidade e sua reintegração social.

Relacionados