Microscopios

Páginas: 5 (1118 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2014
O microscópio é um instrumento que permite observar os objetos não perceptíveis à vista desarmada. Isso se consegue mediante um sistema óptico composto por lentes de cristal que atravessadas pela imagem do objeto ampliam-na. Segundo o número e a posição das lentes, distinguem-se o microscópio simples e o microscópio composto.
Microscopia de luz
Microscopia de campo escuro
Função: É utilizadopara visualizar materiais muito pequenos como plâncton, bactérias e cristais.
Como funciona: A luz dispersada entra na objetiva e o objeto aparece iluminado e brilhante sobre um fundo escuro. Tal consegue-se pela utilização de um tipo especial de condensador que ilumina o objeto obliquamente. A luz atinge o espécime a ser analisado e somente os feixes desviados pelo objeto percorrem o resto dosistema, isto é, objetivas e oculares, formando a imagem.
Onde é utilizado: Na observação de microorganismos não corados, suspensos em líquidos, preparações a fresco e em gota pendente, plânctons, bactérias, grãos de pólen.

Microscopia de contraste de fase
Função: Observar materiais biológicos sem a coloração.
Como funciona: A luz que passa através de materiais com densidades ligeiramentediferentes é refratada ou desviada do seu trajeto original. Sendo ampliadas e transformadas em mudanças de amplitude (intensidade) as quais são visualizadas como diferenças de contraste na imagem. Ele apresenta sistemas de anéis metálicos postos no caminho da luz. Um na lente condensadora e outro nas objetivas. Esses anéis, após centralizados, promovem o retardo óptico, permitindo assim avisualização do espécime sem coloração.
Onde é utilizado: Dispõe de certos recursos específicos para estudar células vivas e não coradas, particularmente útil para o estudo da mitose em células cultivadas in vitro, e exames rápidos de células, sangue, bactérias, algas, protozoários de ambientes aquáticos, conteúdo estomacal de animais, análise de materiais cerâmicos, têxteis e minerais.


Microscopia decontraste interferencial
Função: A geração do contraste a uma alta abertura de trabalho é limitada em uma profundidade de campo raso, resultando na habilidade de tornar a seção com alto contraste de 200 a 300 nm de espessura. Esse tipo de contraste interferencial trabalha com a defasagem dos comprimentos de ondas. Assim, a defasagem gera uma deformação na imagem, permitindo o contrasteinterferencial, aumentando a superfície do material analisado.
Como funciona: Esse tipo de microscopia utiliza-se de prismas ópticos posicionados na passagem da luz. Esses prismas modificam as fases luminosas que contrastarão com o meio em que se encontra o material a ser observado. Esse microscópio requer uma construção específica, apesar de não utilizar lentes objetivas especiais, ele necessita de umrevólver com ranhuras para alojar os prismas de interferência, então as cores de interferência promoverão a visualização da imagem.
Onde é utilizado: A aplicação dessa microscopia permite a observação de materiais biológicos sem coloração, sendo útil no monitoramento de culturas celulares, estudo de morfologia, taxonomia de pequenas larvas e ácaros e outros ectoparasitos.
Microscopia defluorescência
Função: é, provavelmente, a mais versátil e poderosa técnica para localizar proteínas dentro da célula pela microscopia de luz.
Como funciona: Fluorescência é a propriedade de algumas substâncias para, após serem excitadas com radiação de baixo comprimento de onda, emitirem radiação de maior comprimento de onda. Algumas substâncias absorvem a energia da radiação ultravioleta emitindo depoisradiação dentro do espectro de luz visível. Microorganismos corados por um corante fluorescente aparecem como objetos luminosos quando observados com luz ultravioleta.
Onde é utilizado: É com os recursos desta técnica que se evidenciam, por exemplo, os antígenos quando associados a anticorpos acoplados a moléculas fluorescentes, e quantifica-se pelo processo de fluorometria os objetos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Microscopio
  • Microscópios
  • Microscópios
  • microscopio
  • microscopio
  • Microscopio
  • Microscopio
  • Microscopios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!